Salão Design 2015 

premia 17 projetos

A 19ª edição do Salão Design premia 17 projetos de design de produto do Brasil, Argentina e Uruguai  – divididos em cinco categorias: estudante, profissional, indústria, madeiras alternativas e professor orientador.
De forma geral, a experiente comissão julgadora, composta por cinco profissionais da área de arquitetura e design, percebeu um interesse maior dos concorrentes no uso da madeira em seu acabamento natural, com muitos projetos explorando a diversidade de espécies brasileiras. A ecóloga do Serviço Florestal Brasileiro, Vera Rauber Coradin, diz que nunca houve tantos concorrentes ao Prêmio Madeiras Alternativas quanto neste ano. “Pelo menos 14 projetos estavam aptos a levar o prêmio. É realmente uma conquista do ponto de vista ambiental”, pontua.
O prêmio Salão Design tem como objetivo agregar criatividade e inovação tecnológica ao setor moveleiro por meio do design. De forma inédita, a mostra dos premiados e de outros finalistas deste ano será em São Paulo, de 12 a 16 de agosto, durante o DW! São Paulo Design Weekend.

3240 - T÷MIDA.1

 

Menção Honrosa Indústria – Cadeira Tímida | A Lot Of Brasil, com design de Pedro Paulo Venzon Filho (São Paulo, SP)
A motivação da criação de Tímida é a releitura do aço na movelaria brasileira, notadamente dos anos 1950.

3249 - GIRAFA - ESCADA E MANCEBO.2

 

Premiado Profissional – Girafa Escada e Mancebo | Design de Noemi Saga e Fernando Kazuo Ikeda, Nomina Design (São Paulo, SP)
É um móvel versátil e funciona como artigo de decoração e pode ser utilizado como banquinho, mancebo, escada e como a imaginação do usuário desejar.

3255 - ANATOLE.1

Premiado Profissional –  Anatole | Design de Carlos Alberto Gritenas Quiroga (Santos, SP)
Trata-se de uma luminária decorativa de chão, que produz luz indireta. Seu design foi criado para produzir uma iluminação cênica, que ajude a evidenciar a própria forma da luminária.

3313 - BANCO SELA.3

Premiado Profissional  – Banco Sela | Design de Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro)
Os assentos formados por peles de couro natural remetem ao universo do campo. A base, com blocos maciços de madeira, reforça a rusticidade daquele ambiente.

3314 - BANCO RATOEIRA.1

Premiado Profissional – Banco Ratoeira | Design de Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro)
Garantindo suavidade e leveza, a madeira maciça do assento foi arredondada e boleada, o que traz ainda contemporaneidade ao projeto.

3152 - BANCO SELA.1

Premiado Profissional e Madeiras Alternativas – Banco Sela | Design de Ricardo Graham Ferreira (Nova Friburgo, RJ)
Banco individual de três pés originalmente desenhado para ser usado em situações onde é necessário sentar-se e levantar-se com frequência. As peças, todas numeradas, são feitas em variadas madeiras maciças tropicais e trabalhadas com ferramentas manuais e elétricas. O assento é inteiramente modelado à mão livre.

3356 - COIFA PURA.3

 

 

Premiado Industria – Coifa Pura | Cinex, com design de Davide Adriano, Gabriele Adriano e equipe PED Cinex (Bento Gonçalves, RS)
É a primeira coifa do mundo a ter cinco filtros, um em cada lado do produto, possibilitando maior e melhor purificação do ar. Pode ser suspensa sobre uma ilha de cozinha ou fixada na parede.

3429 - NIDO.2

 

Menção honrosa –  Nido | Design de Rosina Secondi, Victoria Scola, Julian Martin e Daniel Appel, Estudio Claro (Montevidéu, Uruguai)
Este pequeno escritório portátil cria um espaço íntimo e apropriado para o trabalho, favorecendo a concentração e a ordem. Seus diversos compartimentos auxiliam a acomodar objetos do dia a dia.

3471 - ICZERO2.3

Premiado Industria – ICZERO2 | PNAPLES, com design Indio da Costa Design (Rio de Janeiro, RJ)
A ICZERO2 é uma cadeira com formas sinuosas, orgânicas e, ao mesmo tempo, alongada e perfilada. A peça é injetada em polipropileno com assistência de gás, aferindo estrutura à forma. Resistente aos raios UV, a cadeira pode ser usada em ambientes externos e internos.

3496 - FRIDA.1

Premiado Profissional – Frida | Design de Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Blumenau, SC)
Um móvel personalizável e desmontável que dispensa ferramentas e manual de instruções. Seu sistema de montagem é totalmente intuitivo e o travamento se dá por um único parafuso borboleta.

3536 - SOLEM.2

Premiado Indústria – Solem | Móveis Reeps com design de Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes, da Esúdio Ninho (Lajeado, RS)
Uma peça de múltiplas funções. Ao mesmo tempo em que desempenha a função de espelho, também soma as funções de mesinha de apoio, porta-objetos e luminária.

3621 - MINERAL.1

Premiado Estudante – Mineral | Design de Victoria Apud e Florencia Apud, Escuela Universitaria Centro de Diseño (Montevidéu, Uruguai)
Esta linha combina design e com artesanal. É composta por um recipiente para servir comida à mesa, um destinado a guardar alimentos e que é fechado hermeticamente e uma tigela para preparação de saladas individuais cuja tampa serve como tábua para picar legumes.

3656 - BANCO ITARARê.1

Premiado Estudante –  Banco Itararé | Design de Tarcio Schwarz Borgo e Mairê Azevedo Ramazzina, PUC Rio
Feito em concreto armado e madeira maciça, o banco propõe uma solução interessante que dá ao ambiente um ar mais moderno. Pode ser usado como mesinha, banco, apoio para jarros de plantas ou até mesmo apoio para alcançar locais mais altos.

3708 - LUMINµRIA ARCO .2

Premiado Estudante e Professor Orientador – Luminária Arco | Design de Fernanda Couto Anjos, PUC Rio
O conceito é construir uma luminária que o usuário possa definir sua forma e direção da luz. A função é contribuir para a iluminação do ambiente, sendo também uma peça chave na decoração. O objeto pode ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas.

3742 - PISAC - NIMBOS.1

Premiado Profissional – Pisac/Nimbos | Design de Ernesto Torriano (Cordoba, Argentina)
A prateleira para biblioteca Pisac é uma proposta de peça versátil com acesso bilateral, que procura setorizar espaços de escritório ou kitnets.
3800 - BUFFET BRISE-SOLEIL.2
Premiado Profissional – Buffet Brise-Soleil | Design de Gustavo Bittencourt (Rio de Janeiro, RJ)
O buffet Brise-Soleil foi inspirado nos brises e sua beleza e expressão formal são marcantes. Faz  referência às obras realizadas entre os anos de 1930 e 1960.

3985 - BANCO FRAGATA.1

Premiado Estudante – Banco Fragata | Design de Dimitrih Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
O banco alto de bar Fragata traz um sistema simples e independente de regulagem da altura do apoio para os pés, inspirado nas cordas das embarcações. O sistema per­mite regular três alturas. A geometria do objeto com linhas oblíquas remete aos navios fragata.

Copyright by Mix Editores Associados