Amor renovado, por Deborah Roig

Date: Category:

AMOR RENOVADO

10 - 02_IMG_4221

Modernizar a construção original, ampliar espaços e criar ambientes acolhedores com a mobília dos proprietários foi a tarefa incumbida à arquiteta Deborah Roig quando recebeu este imóvel de 655 m² no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. “Deixar um casarão antigo e escuro com ar contemporâneo, ao gosto dos clientes, e reunir os móveis das moradas anteriores requer um senso agudo de equilíbrio, é um desafio para qualquer  arquiteto”, define Deborah, profissional que elaborou uma roupagem nova para a casa, afinada com o momento de vida dos moradores, que renovavam o matrimônio pela segunda vez. “Eles precisavam de uma casa nova e a reformaram com este intuito”, diz.

19 - 02_IMG_4329

20 - 02_IMG_4337

25 - 03_IMG_4271

Antes segmentada e com acabamentos neoclássicos, a residência de mais de 40 anos precisava de grandes mudanças. Então a profissional derrubou paredes e aumentou as aberturas, algumas delas para a área externa, para deixar a luminosidade banhar os cômodos. E criou atmosferas calorosas para os espaços, optando pela madeira natural e de demolição para o piso e para os caixilhos de portas e janelas, combinados às tesouras do forro, deixadas à mostra. “É uma morada que evidencia o estilo de vida dos moradores, que apreciam as coisas boas e simples da vida. Feita para recarregar as energias”, conclui.

32 - 05_IMG_4151

No home theater, um confortável sofá com almofadas soltas (Artefacto Beach & Country) é acompanhado por mesa lateral (Dpot) e peça encaixável no sofá (Artefacto). Se juntam à composição graciosos itens de decoração (Interni) e uma gostosa manta sobre o pufe (Empório Beraldin).

04_IMG_4164

Integrado ao home theater, este espaço multiuso está equipado com balcão, frigobar e mesa para refeições rápidas. O ambiente tem aind a vantagem de estar localizado em frente ao jardim. A bancada desenhada pela arquiteta tem nichos para organizar os objetos e um vibrante painel cor de laranja.

48 - 08_IMG_2982

49 - 08_IMG_2995

Este “giardino” projetado pela profissional, que fica ao lado home theater, é um dos destaques do projeto. Ele ocupa o espaço da antiga área de serviço do imóvel, agora renovado com um deck que conduz a um jardim vertical sobre uma parede revestida de pedras (Pedras Bellas Artes), que tem até lareira à gás embutida (Chama Bruder). Para curtir o cantinho com aconchego, as belas poltronas e a mesa de centro (Artefacto Beach & Country) cumprem a função.

39 - 06_IMG_4141

38 - 06_IMG_4138

Na sala de jantar, a mesa de madeira (Interni) para oito pessoas é rodeada por  cadeiras (Etel Interiores) estofadas. Ao fundo, portas de vidro dão acesso a adega (B’Block) e preservam a temperatura controlada ideal para os vinhos. O espaço foi revestido com pedras naturais (Pedras Bellas Artes) nas paredes e Limestone Mont Doret no piso. O espaço antes abrigava um jardim de inverno equipado com fonte, que não atendia aos desejos dos moradores

70 - 12_IMG_3058

65 - 11_IMG_3002

O casal  quis proporcionar um lugar especial para a filha  com um quarto clarinho, feminino, e toques suaves de verde e turquesa. A cama com dossel tem  colchonetes embutidos (Casa Pronta) para receber as amigas. O piso, que segue a linha do andar superior, é de madeira de demolição (Ouro Velho).

55 - 10_IMG_3125

Na suíte do casal, a cama com cabeceira curva é ladeada por criados-mudos baixos (Collectania). Junto da janela, há um charmoso sofá (Artefacto) com almofadas que replicam o mostarda e o roxo dos detalhes. Ao lado deste estofado e de frente para a cama, o móvel-aparador (Ornare) tem gavetas quadradas que organizam os objetos pessoais e dá um toque irreverente ao espaço decorado com adornos (Interni) e obras de arte.

Copyright by Mix Editores Associados