Especial Cozinhas

Date: Category:

TEMPERO CASEIRO

Novas ideias transformam a cozinha no espaço mais

democrático da casa e a deixam pronta para receber

amigos, família e novos adeptos da arte gourmet

Caad fotografia_-87

Caad fotografia_-31

Caad fotografia_-9

UM SONHO DE COZINHA

Um casal — ela brasileira e ele norte-americano — com dois filhos adolescentes, tinha o desejo de transformar a cozinha de 60m² em um ambiente tipicamente americano. Em apenas três meses a arquiteta Kathia Gonzalez conseguiu transformar a cozinha tão sonhada pelos clientes de São Caetano do Sul, São Paulo, em realidade. A profissional focou no projeto de marcenaria, executada pela Florense ABC, com acabamento em laminado branco. Com a remoção da despensa e da porta que dava acesso à churrasqueira, a cozinha ganhou mais espaço e uma circulação mais eficiente. A base clara do porcelanato do piso (De Stijl Revestimentos) e da pintura das paredes evidenciou a ampla bancada multiuso em madeira. A madeira também está presente na área úmida e no painel da TV.

image003

image002

RETRÔ ATUAL

A palavra de ordem da família é praticidade, e as arquitetas Olivia Messa e Luciana Penna utilizaram soluções para oferecer conforto e bem-estar ao dia a dia dos moradores da casa que fica localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo. A charmosa cozinha de 27m² (Artigiano) conta com copa para as refeições rápidas e informais e é composta por uma mesa ligada à bancada em Corian. As cadeiras em polipropileno transparente (Kartell) conferem leveza e modernidade. A parede em ladrilho hidráulico (Dallepiagge) ganhou destaque e ar vintage junto aos quadros laterais (Coisa da Dóris). A televisão foi uma solução alternativa, que permite que o cozinheiro acompanhe as notícias ou se torne uma distração para a família . A Luminária é da Dominici.

_MG_9269

_MG_9275

INSPIRAÇÃO SOLAR

Localizada na praia de Pernambuco, no Guarujá, esta cozinha americana de 30m², teve sua cor determinada de acordo com as cores da decoração dos outros cômodos, como o azul marinho e o turquesa. O amarelo vibrante utilizado em quase todo o ambiente foi a escolha entre a arquiteta Ieda Korman e a cliente. A bancada estruturada em Corian branco (Serplac) e os gabinetes inferiores em madeira clara, concebem uma atmosfera aconchegante e iluminada junto aos armários superiores em laca amarela (Florense), que ganham destaque pela modernidade e ousadia. O vidro bem posto em frente ao fogão, cria uma divisão entre os espaços e impede que o vapor e a gordura se espalhem para a área das refeições. As cadeiras (Dpot) em madeira e couro, são da mesma tonalidade do acabamento dos armários da cozinha. Lustre em Led da Punto Luce.

IMG_4295

IMG_4302

IMG_4317

O CORAÇÃO DA CASA

Os moradores, um executivo e uma empresária, desejavam alinhar o corrido cotidiano com a vida social. Dentro desta perspectiva, buscavam uma cozinha moderna, funcional e agradável que proporcionasse tanto o bem-estar da família quanto o dos amigos. A cozinha de 21m², instalada em um apartamento em São Conrado, Rio de Janeiro, leva a assinatura do arquiteto Maurício Schmidt, que utilizou mobiliário planejado da Ornare e preservou o estilo clássico da residência com uma pitada de contemporâneo. O espaço comprido e estreito exigia que os armários fossem dispostos frente a frente com uma circulação central. Assim, fogão e pia foram colocados de um lado e balcão de apoio (Silestone – Realce Rio) e eletrodomésticos ficaram do outro. Uma porta de correr integra a cozinha a copa. Nas paredes, o revestimento Liverpool White (Portobello) e o mosaico (Porto Design), se destacam pelos tons, formas e texturas. Os armários superiores têm iluminação embutida em LED.

Foto Gerson Lima 4745 copy

Foto Gerson Lima 4739 copy

SOLUÇÃO PARA O CHEF

Uma cozinha prazerosa, prática e exclusiva, estes foram os pontos de partida que a arquiteta Marcia Campetti utilizou para a reforma desta cozinha de 35m² integrada à sala de jantar. O proprietário tem como hobby cozinhar para a família e o espaço precisava ser mais atraente, tanto na funcionalidade como na tecnologia. O mix de tons apostou numa influência urbana  ao juntar os tons claros das bancadas em Corian, o amadeirado dos armários e o laranja das bancadas de apoio e refeições (Moss para Casa). O porcelanato polido (Portobello) se repete no piso e nas paredes da área molhada. Todos os metais são Docol. Sobre a bancada e mesa, os pendentes dão o toque final na decoração.

DSC_0106

DSC_0102

SOFISTIÇÃO COLORIDA

A cozinha deste apartamento no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, é o ponto de encontro de uma grande família com crianças e adolescentes. O espaço de 27m² foi projetado pela arquiteta Brunete Fraccaroli para ser funcional, dinâmico e tecnológico. O casal queria uma cozinha para o dia a dia onde também pudesse receber convidados  para reuniões especiais. A proposta foi interligar cozinha e a sala de almoço através de uma tela de cristal líquido, o Privalight (Penha Vidros), instalada entre os dois ambientes. Quando necessário, os espaços ficam integrados. As paredes foram revestidas com vidro laminado (Santa Marina Vitrage) com película laranja, fácil de limpar e que cria uma atmosfera descontraida em meio ao mobiliário no padrão prata (Kitchens).  A extensa bancada em granito preto ganhou iluminacão direta através de spots embutidos nos armários (La Lampe). A coifa centralizada tem prateleiras em vidro nas laterais. Os eletrodomésticos são da Bestmix e Brastemp.

_MG_8228_30_fused

_MG_8234_6_fused

_MG_8225_7_fused

À FRANCESA

À procura de novos elementos que fugissem do padrão das cozinhas contemporâneas, a arquiteta Ana Luisa Prévide mesclou o clássico e o provençal de maneira criativa na reforma do apartamento paulistano. A cozinha de 20m², integrada à sala almoço, explora a inspiração vintage (linha Charm, da Florense) com acabamento em laca micro texturada na cor Limonade. Acima da pia o escorredor de pratos organiza as louças ao lado de armários com portas de vidro bisotado. O ponto alto são os azulejos hidráulicos (Cemitério dos Azulejos) que a arquiteta utilizou no roda teto com as cores predominantes do ambiente. A bancada em granito preto (DMX9 Marmoraria) também integra o cooktop. As passadeiras em bambu aquecem o ambiente de maneira leve e harmoniosa.

Luciano Teston (8)

Luciano Teston (33)

TRADIÇÃO GOURMET

O arquiteto gaúcho Luciano Teston criou para esta residência de veraneio, localizada em Xangri-lá, litoral gaúcho, uma cozinha gourmet para os moradores viverem seus momentos de lazer. A setorização dos equipamentos definiu tres usos diferentes para o espaço — cozinha para preparo dos alimentos, churrasqueira e bar — além da área de refeições que se integra a varanda com vista privilegiada para o lago. O casal de proprietários, colecionadores de arte e antiguidades, gostam de receber amigos e familiares e se envolveram completamente no projeto. As tonalidades dos acabamentos nude e tartufo dos mobiliários da S.C.A., são explorados no jogo de planos e volumes e confrontados com as bancadas em mármore marrom imperador, que também recobre parte das paredes. Os armários ao lado da churrasqueira abrigam forno de pizza e nichos para acessórios, que mantém o visual clean quando não estiver sendo utilizado. Os moradores, donos de um estilo particular com muitas referências, optaram por dosar tradição e contemporaneidade, referências presentes na mesa em madeira de demolição clareada (Desimon) com as cadeiras de acrílico transparente Ghost Chair, do designer Philippe Starck. As louças são da Daslu Casa

A_DPEDRO 22

MADEIRA ACONCHEGANTE

Localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo, a cozinha de tons claros e amadeirados foi planejada pelas arquitetas Juliana Boer, Juliana Mistro e Maíra Del Nero para um casal com duas filhas pequenas que prezam pela funcionalidade e praticidade. Cores, texturas e acabamentos formam um trio harmônico e moderno em um espaço de 26m², além de criar uma atmosfera aconchegante. O padrão amadeirado escolhido para os armários modulares (Formaplas) foi tambem aplicado nas paredes que se integram ao espaço de jantar. A bancada em Silestone (Pedra Grande) forma uma área de trabalho em “U” e abriga também o cooktop. Parte da profundidade do balcão foi utilizado para um gaveteiro e para nichos onde ficam expostos livros e objetos decorativos. No piso, porcelanato da Ceramick. As cadeiras de palhinha são da Artzzi.

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

HOMENAGEM À BIG APPLE

Os estúdios e lofts de Nova York  foram as principais referências que os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi utilizaram para transformar esta cozinha de 37m² em um ambiente urbano e sofisticado. Bom gosto e estilo serviram como moldura para o cotidiano do jovem morador. O apartamento localizado na Barra Funda, em São Paulo, teve sua estrutura mantida e a ousadia ficou por conta dos revestimentso especiais, como os tijolos rústicos (Palimanan) e o papel de parede (Bucallo). Os armários em tons claros da linha Bola, do Marcelo Rosembaum para Ornare, tem apelo retrô e ao mesmo tempo despojado. A bancada em granito branco Itaunas ganha fogão vitrocerâmico e frontão do mesmo material. A luminária (Produção Especial) que fica sobre a mesa ganha destaque e proporciona um clima agradável e autêntico. Cadeiras em acrílico incolor da Bonamaison e obras de arte da MH8.

Cozinha (3)

Cozinha (4)

RECANTO NAS MONTANHAS

É na glamurosa Campos do Jordão que um jovem casal de atletas encontrou o ambiente perfeito para pedalar entre as montanhas e estar em contato com a natureza e o ar puro. A espaçosa casa de 1.650m² permitiu a criação de três cozinhas independentes, uma para cada necessidade. “A cozinha de 32 m² é para o uso diário e tem design clean e muita iluminação natural”, diz a arquiteta Laura Rocha, responsável pelo projeto. O grande destaque são os armários com portas amadeiradas no padrão laminado rattan (Elgin Mobili & Design) que contrastam com as bancadas brancas produzidas em quartzo stone (Mont Blanc Mármores). Para dar leveza ao projeto, foram adotadas portas de vidro para os armários superiores com sistema de abertura basculante.

J.Vilhora_0210

J.Vilhora_0196

COM PERSONALIDADE

A cozinha desta residência de 300m² fica localizada em Santo André, São Paulo, e foi projetada para atender todas as necessidades da família. A arquiteta Evelin Sayar incorporou elementos que resultassem em um ambiente prático e moderno. As paredes receberam acabamento em laminado padrão cobre e branco, além de uma faixa de madeira teca nas paredes centrais, proporcionando a sensação de aconchego e conforto. Os mobiliários Kitchens são em vidro serigrafado branco e laminado cotelê do mesmo tom. Seguindo a paleta monocromática, a cuba e a bancada foram executadas em Corian branco, mesmo material da tampa que esconde a cuba e o compartimento para itens de limpeza. As duas grandes geladeiras (Electrolux) ganham destaque e dão imponência ao local.

Copyright by Mix Editores Associados