Jovem aos 50 anos, por Gabriel Magalhães

Date: Category:

JOVEM AOS 50 ANOS

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (5)

Em seis meses, os 320 m2 do apê estavam irreconhecíveis. “Preservamos características marcantes como o piso de mármore branco, porém nada mais passou ileso”, diz o arquiteto Gabriel Magalhães, que assina o projeto com Luiz Cláudio Souza. A premissa do quebra-quebra era a conquista de ambientes abertos para a paisagem estupenda da famosa baía de Salvador e um visual interno atualizado.

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (13)

Coube também aos arquitetos acomodar as peças de arte e design dos moradores, donos de olhar apurado para itens de qualidade. Na grande sala, as vigas e os pilares que surgiram com a derrubada de paredes foram assumidos como parte da memória do imóvel de cinco décadas — a decoração se abriga junto a esses antigos elementos construtivos. A área da cozinha, unida à copa, ganhou um jardim vertical de madeira repleto de samambaias: a grande sacada é que ele esconde o encanamento de água que passa no local.

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (4)

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (7)

Uma das passagens surpreendentes da obra se deu na hora da criação de um banheiro. Como a solução foi elevar o piso a fim de levar as tubulações (o vizinho não permitiu acesso pelo teto de seu apartamento), a proprietária sugeriu resolver esteticamente o degrau com pastilhas de vidro amarelo, numa referência ao caminho percorrido por personagens do filme O Mágico de Oz. Neste caso, a ficção deu sua contribuição valiosa para inspirar a vida real.

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (12)

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (19)

Gabriel e Luiz - Corredor da Vitória   (18)

Na sala de jantar, a mesa Milla, assinada por Jader Almeida, recebeu o complemento das renomadas cadeiras Bertóia, que sofreram releitura e ganharam cor laranja. A estante de laca preta desenhada pelos arquitetos abriga a coleção de livros e objetos da moradora. Ao lado dela, a icônica poltrona Charles Eames serve como ponto de leitura.

Copyright by Mix Editores Associados