Mostra Artefacto B&C

Mostra une artistas brasileiros

e design de interiores

CileneMonteiroLupi_0018Living com terraço criado por Cilene Monteiro Lupi em homenagem ao artista plástico Vik Muniz

20 dos principais nomes do mercado de decoração, arquitetura e paisagismo homenageiam artistas plásticos nacionais em seus ambientes na Mostra Artefacto B&C em São Paulo que foi aberta ao público hoje.

Cultura brasileira aliada à arquitetura e ao design contemporâneo nacional foi o ponto de partida par o projeto da mostra deste ano, capitaneada por Paulo Bacchi, CEO da marca. Para isso, 11 importantes galerias de arte da cidade de São Paulo reuniram dezenas de obras dos mais consagrados nomes das artes plásticas do país, entre eles Tomie Ohtake, Vik Muniz e Tunga, para que 20 escritórios de arquitetura, decoração e paisagismo escolhessem a quem homenagear. E o mais bacana: todo este acervo estará disponível para visitação do público.

A partir de 18 de agosto de 2014
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 20h – sábado das 10h às 18h
Local: Avenida Brasil, 1.823 – Jardim América – SP
Duração: 11 meses – Entrada gratuita

MarcoViterbo_0002

MARCO VITERBO – Sala de estar para Manoel Novello (Eduardo Fernandes Galeria)

O espaço é uma sala de estar praticamente dividido em dois ambientes, porém, interligados através da cor predominante que é o azul – presente em duas paredes e no tapete. A intenção foi criar um despojamento em um espaço projetado para relaxar, receber e também trabalhar com conforto. Para isso foi usado um mix de estilos onde o uso de fibras naturais predomina nos móveis produzidos em rattan, madeira, algodão e couro, que se contrapõe ao metal bronze e ao vidro. Junto a isso, as obras de arte contemporâneas do artista plástico Manoel Novello são destacadas.

GilbertoCione_OlegarioSa_0035

GILBERTO CIONI E OLEGÁRIO DE SÁ – Lounge para James Kudo (Zipper Galeria)

A dupla assina um espaço cool com poucos móveis, criando fluidez e visibilidade para as obras de arte do artista James Kudo. Para compor o ambiente, telas de diferentes tamanhos, como uma de 2 metros de diâmetro, são parte da criação composta por sete obras do artista, assim como uma escultura em tubos de cobre e resíduos de panos reforçam o ar contemporâneo pretendido para o espaço. Além disso, uma grande bancada em madeira valorizada por biombos de tecido recebe a coleção de caixas que substituem os livros de decoração sobre as mesas.

GilbertoCione_OlegarioSa_0039

GilbertoCione_OlegarioSa_0045

GILBERTO CIONI E OLEGÁRIO DE SÁ – Lounge para James Kudo

TotaPenteado_0023

TOTA PENTEADO – Varanda para Maria Luisa Editore (Oscar Cruz Galeria)

Com duas varandas e uma sala de jantar, o ambiente de 76m² caracteriza-se pelo ar de contemplação que a profissional alcançou quando escolheu o mar como inspiração. As cores claras e predominantemente brancas no linho dos estofados e o azul marinho – em suas variações – enaltecem os detalhes e os revestimentos.  Essa paleta passa pelo rústico e o toque natural da atmosfera leve do mar, alcançando o objetivo que seria o de simular a varanda de uma casa de praia. Dessa forma, os elementos utilizados conseguem estimular os sentidos e servem perfeitamente como pano de fundo para as obras da artista brasileira Luiza Editore.

TotaPenteado_0006

TOTA PENTEADO – Varanda para Maria Luisa Editore (Oscar Cruz Galeria)

DeboraAguiar_0040

DEBORA AGUIAR – Lounge Integração para Geraldo Marcolini (Zipper Galeria)

Pensando num apreciador das artes e do design, que tem como hobby reunir os amigos em torno da lareira, a arquiteta idealizou um lounge que integra adega, estar, living, lareira e terraço. Para criar um ambiente inspirador e relaxante, Debora escolheu tons neutros e uma composição criteriosa de elementos naturais. O projeto é um convite ao desfrute de bons momentos como o de degustar bons vinhos e contemplar coleções artísticas.

DeboraAguiar_0029

 DEBORA AGUIAR – Lounge Integração para Geraldo Marcolini (Zipper Galeria)

CileneMonteiroLupi_0026

CILENE MONTEIRO LUPI – Living com Terraço para Vik Muniz (Almeida e Dale Galeria de Arte)

Através de uma composição estética e harmoniosa que agrega living (39m²) e terraço (107m²), a arquiteta Cilene Lupi usa obras do artista plástico brasileiro Vik Muniz em seu ambiente, criando um contraponto entre o estilo pouco usual do homenageado com a sofisticação de seus trabalhos. O resultado é a valorização do “Natural”: terra, ar, nuvens, água. Para isso, Cilene usa linho azul marinho nas paredes e móveis de tons claros de materiais orgânicos como: bambu e palha natural.

AndreiaTeixeira_FernandaNegreli_0008

ANDREA TEIXEIRA E FERNANDA NEGRELLI – Living do Fotógrafo para Tuca Reinés

Sofisticação aliada ao bem estar foram os pontos de partida para a criação do Living do Fotógrafo, ambiente assinado pela dupla Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli em homenagem ao renomado e inspirador fotógrafo Tuca Reinés. Com uma proposta elegante, agradável e relaxante, as arquitetas criaram um espaço masculino, de aproximadamente 60 m², que se destaca pelo estilo próprio aliado ao bom gosto e requinte. Linhas retas, cores neutras e um ar contemporâneo valorizam o trabalho do artista, que está representado por três fotos no ambiente.

RobertoCimino_NelsonAmorim_0029

ROBERTO CIMINO E NELSON AMORIM – Um lugar para a arte para Christiana Carvalho

Em tons neutros e harmônicos de branco, verde petróleo e vermelho, a dupla de profissionais trouxe à mostra um acervo invejável de obras de arte de Christiana Carvalho. Mas vão além quando usam ainda Willys de Castro, Macaparana, Antônio Dias, Cildo Meireles, Hercules Barsotti, Marlon Vital no living que se estende à cozinha de bancada clara e mesa de madeira rústica e tampo de vidro.

MarcodoCarmo_AlbertoLahos_0004

MARCO DO CARMO E ALBERTO LAHOS – Living na Casa de Campo para Gabriela Albergaria (Galeria Vermelho)

Um ambiente de estar relaxante em uma casa de campo. Foi com este propósito que os arquitetos iniciaram a projeção do moderno e sereno living que abriga obras em papel e fotos da artista portuguesa Gabriela Albergaria. Com paredes revestidas com lambri, as obras ganham contraste junto à lareira em madeira escura e detalhes alaranjados da estante em marcenaria. A dupla selecionou móveis com design vintage executados com madeiras claras, bambu, sisal, rattan, ferro escurecido e revestimentos em linho, veludo e couros naturais.

MarcodoCarmo_AlbertoLahos_0008

MARCO DO CARMO E ALBERTO LAHOS – Living na Casa de Campo para Gabriela Albergaria (Galeria Vermelho)

MariliaVeiga_0002

MARILIA VEIGA – Chalé de Inverno para Carlos Araújo (Hilda Araújo Escritório de Arte)

O Chalé de Inverno desenvolvido por Marília Veiga faz uma homenagem ao artista plástico Carlos Araújo. A proposta é mostrar um ambiente com ares de campo, e para isso foi criado um delicioso quarto com espaço para a televisão. A área externa, ganhou uma mesa para refeições e uma chaise para relaxar, tudo numa combinação harmoniosa da madeira e os tons sóbrios dos revestimentos, móveis e tecidos.

SergioPauloRabello_0003

SERGIO PAULO RABELLO – Sala de Jantar com espaço gourmet para Ana Paula Castro

Com uma proposta contemporânea, a sala de jantar possui piso de cimento, paredes em camurça nude e móveis de madeira rústica. As poltronas ganharam tecidos de textura firme e confortável, com estampa zig zag de cores que vão do bege ao marrom, passando pelo laranja. Tudo isso fica, estrategicamente integrado à elegante varanda com obras de arte da artista plástica Ana Paula Castro em cobre azinhavrado de edição limitada. 

IvanGuimaraes_0017

IVAN GUIMARÃES – Sala de Estar para Adir Sodré

Inspirado nos chefs de cozinha que gostam de estudar receitas e degustá-las com poucos amigos, o profissional elegeu algumas delas e as reproduziu em uma das paredes da sala de jantar – possível através de um revestimento em tinta de lousa. As demais paredes ganham obras de arte de Adir Sodré inspiradas na Frida Kahlo, por isso cores fortes e muita madeira na decoração, como o verde e o vermelho.

MarceloRosset_0004

MARCELO ROSSET – Home Theater para Luiz Hermano (Galeria Paralelo)

Trata-se de um espaço de entretenimento multimídia para a família que poderia muito bem estar em uma casa ou  apartamento na praia. Este espaço ainda conta com uma pequena varanda especialmente pensada para pequenas refeições ou reunião de amigos para se divertirem com jogos. Um par de chaises foi usado para momentos de relaxamento e contemplação da vista. Com uma área interna de aproximadamente 28m² e externa de 17m², Marcelo se inspirou no mar para finalizar seu projeto, por isso tons claros norteiam todo o ambiente.

WesleyLemos_0002

WESLEY LEMOS – Loft do Artista Multimídia para Alex Flemming (Gabinete D)

O loft  eco-urbano é o cenário ideal para a segunda morada do homem contemporâneo,  com ambientes integrados e um convidativo jardim. Inspirado pelas belezas naturais e culturais do litoral sul-africano, o arquiteto criou um refúgio masculino e cosmopolita, que prima pela praticidade da metrópole, mas não dispensa bons momentos de descanso à beira-mar. O contraponto entre a modernidade do concreto e o aconchego da madeira é um dos destaques do ambiente.

Copyright by Mix Editores Associados