Em 85 m², a casa racional

simplifica o dia a dia

O arquiteto Dado Castello Branco projetou e construiu na Casa Cor SP uma casa de 85 m² na medida para um casal sem filhos ou para quem opta por morar sozinho. O nome foi emprestado da enorme árvore que sombreia a construção. A planta racional propõe a integração das áreas sociais – living e jantar – à varanda e cozinha. O banheiro situado a meio caminho entre o quarto e a sala funciona também como apoio para as visitas, eliminando a necessidade de lavabo. A estrutura única de metal com cerca de 6 metros de largura, tem fechamento total de vidro em uma face e de alvenaria e vidro em outra, o que aumenta a sensação de espaço e a integração com a natureza. Persianas de madeira cencedem ao morador  privacidade quando necessário.

001_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8695

Segundo o arquiteto, a ideia é de uma casa que poderia estar em qualquer lugar do mundo, um espaço de convivência, descontraído, para receber família e amigos com vista privilegiada. O projeto, versatil e simples, é ideal para ser inserido em um bosque, para uma casa de campo, ou vizinho ao mar. O projeto luminotécnico é de Maneco Quinderé com rasgos e leds embutidos em alguns poucos pontos. “A iluminação dos ambientes é mais indireta, feita com luminárias e pendentes”, conta Dado
035_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8591
Nos acabamentos, além da madeira , o arquiteto privilegiou o uso de materiais naturais como a pedra que recobre parte da fachada (Palimanan). Já na cartela de cores, os tons neutros foram a aposta de Dado, deixando o colorido para objetos e obras de artes – destaque para a enorme obra do artista Vik Muniz exposta no living. As esquadrarias de metal foram fornecidas pela Viametal. Já o deck integra as áreas externa e interna, com móveis da Casual Móveis.

005_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8342

Na iluminação do ambiente, a luminária da Henge, proporciona charme e modernidade. A lareira suspensa, com design único e funcional com álcool de cereais, foi desenvolvida pela Taurus Construflama. Para complementar o conforto, a poltrona Jangada, do designer Jean Gillon, faz parte do acervo de Dado Castello Branco. (Fotos: Fran Parente)

015_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8554

078_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8416

077_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8412066_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8335

008_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8352

022_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8479

029_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8522

046_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8506

038_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8676

013_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8626

014_Casa_Cor_Dado_Castello_Branco_Fran_Parente_IMG_8631

Copyright by Mix Editores Associados