Alma Modernista

Em Florianópolis, o projeto da casa e seus interiores — assinados por Taís Marchetti e  Giovani Bonetti — revelam a influência da arquitetura brasileira dos anos 1950 e 1960

IMG_5937_tratada

Simplicidade foi a palavra de ordem no projeto assinado pelo escritório Marchetti Bonetti, de Florianópolis (SC). A construção de 515 m² tem como referência a arquitetura modernista brasileira das décadas de 1950 e 1960, ressaltando a volumetria, com linhas retas, grandes planos de vidro, brises de madeira e concreto aparente nas fachadas. O estilo é reforçado pela distribuição racional composta por um volume no pavimento superior e  pilotis no térreo.

IMG_6059_tratada

Com a topografia plana, a casa tem a fachada aberta para a rua, ao passo que os setores íntimo e social são voltados para o centro do terreno de 688 m², possibilitando a integração entre as áreas internas, de lazer e jardins e também assegurando privacidade. Ventilação cruzada, iluminação natural e sombreamento, soluções empre presentes nos projetos assinados pela dupla de arquitetos Taís Marchetti e Giovani Bonetti,  também estão presentes na casa.

IMG_6358_tratada

IMG_6201_tratada_edit

“A grande abertura sobre a porta de entrada, a laje vazada e os amplos panos envidraçados propiciam a incidência de luz natural”, dizem. Para eles a iluminação artificial é voltada aos aspectos estéticos mais relevantes, dando ares cenográficos à composição arquitetônica.

IMG_6151_tratada

O sombreamento é conseguido com o próprio volume da residência e por meio de outros elementos, como o pergolado na área gourmet e o paisagismo. Todos eles contribuem para o menor gasto energético e garantem conforto térmico.

IMG_6115_tratada

O projeto de interiores segue a linha contemporânea, que valoriza a produção nacional ao utilizar peças de designers brasileiros, a exemplo de Sérgio Rodrigues, Paulo Mendes da Rocha, Domingos Tótora e Jader Almeida.

IMG_6149_tratada

IMG_6328_tratada

IMG_6105_tratada

IMG_6213_tratada

IMG_6269_tratada

IMG_6091_tratada

Copyright by Mix Editores Associados