BRASIL CONTEMPORÂNEO

A revitalização de um antigo imóvel deu origem ao apartamento bem atual com alma brasileira, repleto de obras de arte e referências nacionais. Projeto de Ieda Korman. Fotos: Gui Morelli

_MG_1251

Antes de comprar um apartamento antigo de 252 m² na capital paulista, os futuros proprietários, um jovem casal com um filho recém-nascido, convidaram a arquiteta Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, para visitá-lo e verificar as possibilidades de adequação do imóvel em um espaço mais moderno, iluminado e aconchegante. Negócio fechado, a reforma incluiu a troca de todos os acabamentos e a renovação hidráulica e elétrica.

_MG_1251

Para estabelecer a integração dos ambientes e conferir um clima contemporâneo, algumas paredes foram demolidas, como a da sala de jantar, do home theater. A suíte do casal foi incorporada a outro quarto, dando origem a um cômodo multifuncional, com home theater, escritório, closets e banheiros.

_MG_1065

_MG_1048

Os clientes buscavam um projeto moderno, que priorizasse mobiliário de design nacional e obras de arte escolhidas criteriosamente. Agumas excessões foram feitas neste programa, como a poltrona desenhada por Charles Eames em couro preto em frente à lareira e as telas adquiridas na época em que o proprietário morava no exterior. Já as esculturas são da Galeria de Arte André.

_MG_1316

_MG_1333

“O estilo do apartamento é contemporâneo e atemporal. Os acabamentos, os móveis e os tecidos estão intimamente interligados, criando harmonia nos ambientes”, nota a arquiteta, que também assina o design de algumas peças, como a mesa de centro em vidro e madeira, no living; o aparador em laca preta, na sala de jantar; e a cabeceira e criados-mudos, da suíte. Criada especialmente para o projeto, a marcenaria foi executada em madeiras como pau ferro, teka e nogueira, além da laca preta.

_MG_1183

_MG_1200

_MG_1192

_MG_1208

_MG_1363

_MG_1368

Copyright by Mix Editores Associados