Campinas Decor exibe

residência com 52 ambientes

A Campinas Decor – principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista – comemora 20 anos e reúne fatores inéditos para a edição de 2015. O evento que segue até o dia 2 de agosto, tem como cenário a recém-inaugurada expansão do Shopping Center Iguatemi Campinas. A ideia foi a de transportar para os corredores do empreendimento uma residência com 52 ambientes projetados pelos principais profissionais do setor de Campinas e região.Os 1.500 m², localizado no primeiro piso do shopping, foram transformados em uma casa contemporânea. São diversas salas, quartos, oficina, garagem, home cinema, escritórios, espaço gourmet e varandas.

PAVILHÃO DE ENTRADA 2

Pavilhão de Entrada – Otto Felix
O espaço destaca o conceito do arquiteto Mies Van Der Rohe e homenageia a arquitetura moderna. O ambiente de 48,51 m² evidencia o uso de tons naturais e sóbrios. Para manter a proporção correta, o profissional optou por fazer uma caixa de gesso revestida com tecno cimento. Dentro da caixa, uma estrutura metálica, suspensa do chão e rebaixada do teto, foi revestida com taco de madeira cumaru.

Estar e Terraço 3

Estar e Terraço Gourmet – Elaine Carvalho 
Com inspiração nas Brasseries francesas, a arquiteta projetou um grande lounge com decoração descontraída, mas ao mesmo tempo sofisticada. Grandes sofás com poltronas e uma mesa alta com banquetas criam muitos lugares, mas mantêm o ambiente leve. Para separar o estar do terraço, uma estante vazada foi criada para acomodar acessórios e utensílios. E para dividir o estar do gourmet, painéis articulados foram projetados. O ambiente de 95m² tem a base toda cinza, marrom, nude e off white.

GARAGEM 2

Garagem – Adriano Stancati e Daniela Guardini
Um ambiente conceitual, minimalista e impactante define os 42 m² do espaço. O destaque fica por conta do próprio projeto, que cria um efeito moderno e futurista de maneira simples.  A iluminação é automatizada com efeitos de luz e cenas programadas, além de rasgos de luz criados para embutir o Led com acabamento acrílico leitoso.

LIVING 2

Living –  Nilza Alves e Rita Diniz 
A proposta foi criar um ambiente com grandes proporções e elegância para receber amigos e familiares. Para projetar o living de 79 m², as profissionais buscaram como solução integrar os ambientes. De estilo moderno, com design bem contemporâneo, o tom de sofisticação do espaço é dado pelo uso de madeiras e lacas, que se harmonizam com cores sóbrias, como branco, preto e cinza.

QUARTO DE HOSPEDES 2

Quarto de Hóspedes – Maira Del Nero 
Desenvolver um quarto dentro do conceito de Hotel Boutique, onde arte, design e funcionalidade se mesclam em um ambiente exclusivo e confortável.Com estilo contemporâneo casual, o espaço de 27 m² tem o design aliado à preocupação ambiental. Os mobiliários são de renomados designers brasileiros, como Aristeu Pires, Jader Almeida e Alfio Lisi. Algumas peças, como os banquinhos, o rack e a base do armário, foram fabricados com as madeiras provenientes do Programa Madeiras Urbanas.

Quarto do Casal

Quarto do Casal – Andréa Barroso 
Propiciar conforto em um espaço bem moderno de 50 m² foi o conceito da designer de interiores para sua 13ª participação na Mostra. Os poucos móveis de linhas simples, o papel de parede e porcelanato de grandes dimensões seguem o estilo contemporâneo. A madeira, em contraste com o azul, traz vida para o ambiente.  A iluminação com automação e as luzes indiretas criam um clima aconchegante.

Sala de Convivio

Sala de Convívio – Roberta Kassouf 
Os 58 m² do ambiente seguem o estilo contemporâneo com toques clássicos, evidenciando os tons naturais em beges, marrom, branco e off-white.  Outro destaque no projeto é o uso de diferentes relevos e texturas. Os acabamentos naturais com paletas de cores clássicas refletem um ambiente acolhedor, sofisticado e atemporal,propiciando o relaxamento e aproximação da família.

Bar

Bar – João Jannini e Cristina Sagarra
Com pouco mais de 23m², o estilo adotado pelos profissionais é o contemporâneo com toques de rusticidade. As madeiras em tons escuros trouxeram aconchego e os tons azuis presentes no ambiente são responsáveis pelo aspecto de modernidade.  A sofisticação aparece no brise em madeira, que cria uma separação com o espaço vizinho, dividindo-os, mas não escondendo.

Cozinha 2

Cozinha – Caroline Sautchuk
A cozinha, de 25 m² foi idealizada para não ser um ambiente convencional e sim para que remeta ao aconchego e crie impacto visual, alinhando a luxuosidade e a imponência na hora de cozinhar. Seguindo o estilo contemporâneo, os materiais utilizados são a madeira e o granito. A criação de uma horta vertical proporciona uma decoração alternativa e um aroma agradável ao ambiente, além de possibilitar colher os temperos frescos dentro da própria cozinha.

 

Varanda

Varanda – Beto Tozi
Em 22 m², a varanda gourmet, segue o estilo moderno e multifuncional, com um cantinho de área de estar, churrasqueira e pia. Embora a varanda seja coberta, é impossível escapar da luminosidade natural. Para isso, os móveis indicados para áreas externas garantem maior longevidade aos produtos. A iluminação é toda em Led com cinco pendentes ao longo da varanda.

Terraço do Living

Terraço do Living – Alexandre Furcolin
O engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin, responsável pelo ambiente de 22,32 m². Teve como proposta criar um jardim agradável para permanência e contemplação.Peças de época, a antiga ducha italiana em bronze e a geladeira de madeira do século passado, compõem com acessórios contemporâneos. O deck é todo de pinus tratado, oriundo de florestas renováveis. O sistema de iluminação e automação é exclusivo para área externa, todo em Led.

JANTAR GOURMET 2

Jantar Gourmet – Adriana Bellão
Para compor a ambientação de 35,25m², foram colocadas duas mesas de jantar de modelos diferentes, que unidas formam uma grande mesa para 14 pessoas. A mistura de vários materiais, como madeiras naturais, laca, tecidos diversos e couro, aliada a móveis de design brasileiro e obras de arte, cria uma atmosfera aconchegante e requintada ao mesmo tempo. O grande destaque fica por conta do jardim vertical de quatro metros de altura, iluminado por uma claraboia, que dá a sensação de ser iluminação natural.


Sala de Almoço

Sala de Almoço – Graça Gargantini e Letícia Junqueira
Com 21,39 m², a sala de almoço tem uma proposta descontraída, com foco na adega gourmet e na cozinha escondida. Os materiais utilizados, como a madeira, o porcelanato 3D e o vidro branco, transmitem um ar jovial em composição com os tons de branco, fendi e marinho. A iluminação feita por lâmpadas de Led foi pensada para passar a ideia de que é sempre de dia. A exclusividade do ambiente é o painel de lousa desenvolvido pela artista Ana P., “Ilustration +Art”.
Sala de Leitura
Sala de Leitura – Juliana Boer e Juliana Mistro
Com aproximadamente 38 m², a sala de estilo contemporâneo chique tem o uso da madeira como papel fundamental no clima intimista e acolhedor. A simetria também é importante, pois organiza o espaço visualmente. Os tons claros da madeira e a cor banca predominantes no mobiliário de design assinado por Jader Almeida e Pedro Mendes permitem um toque de ousadia e as peças douradas adicionam o brilho e sofisticação ao espaço. Os destaques são a grande estante de madeira freijó lavado com lareira em mármore travertino romano bruto, na qual os nichos dos livros são iluminados com fitas de Led.
SALA DE VESTIR 2
 Sala de Vestir – Cecilia Bellucci
 Com 23 m², o ambiente é elegante e confortável, no estilo contemporâneo rústico. A harmonia das cores com o toque rústico da madeira dá charme ao espaço. O conforto fica por conta do tapete em poliéster e sisal, poltrona e o puff de tecido composê em tricô. Para compor a decoração, obras de artes de Monica Di Pietra e Fernanda Naman, além de trabalhos fotográficos de Julia Campos. A iluminação é pontual, com destaque para as peças da mesa.

Sala de Banho do Casal 2

Sala de Banho do Casal – Barbara Di Monaco e Solange Tannuri.
O espaço de 19 m² apresenta estilo moderno em tons de cinza e possui áreas e funções bem delimitadas. Os revestimentos empregados são lançamentos do mercado, como o porcelanato de tamanho especial, a bancada dos lavatórios em quartzo e a pintura perolada própria para áreas úmidas. A iluminação é distribuída por Leds embutidos e lustres pendentes que criam o cenário para o banho de imersão.
Quarto da Neta
Quarto da Neta – Kátia El Badouy
A profissional propôs um ambiente que refletisse uma atmosfera doce, de acolhimento e magia. O estilo clássico com pitadas de contemporaneidade está presente nos 29,25 m² do ambiente com o uso das cores aquareladas e “candy colors”. O grande destaque do ambiente fica por conta do espaço em “L” transformado pela profissional em releitura de um sótão.

Loft Carvalho

 

Loft Carvalho – Fernando Consoni
Baseado no conceito de “pop-up architecture”, o ambiente, de 31,28 m², segue o estilo inglês contemporâneo com uma atmosfera londrina, para um jovem solteiro, apreciador de boa gastronomia e boa cerveja. O destaque fica por conta do aproveitamento minucioso do espaço e a atenção dada ao conforto do morador, como a instalação do “lifter”, equipamento automatizado que permite que a televisão suba e desça no eixo, atendendo ao pé-direito duplo do ambiente e mezanino.

QUARTO DO MOCHILEIRO 2

Quarto do Mochileiro – Celina B. Zappellini
O ambiente de30 m² foi idealizado para um rapaz despojado e moderno.  A profissional usa como grandes diferenciais do espaço tijolos como revestimento e o inovador rodapé preto. Para fazer a vez de uma janela, a profissional recorreu ao uso de backlight, que dá profundidade ao ambiente e entra como ótima solução. A iluminação é pontuada com pendentes modernos que criam aconchego no quarto.

Quarto da Escritora de Moda

 Quarto da Escritora de Moda – Débora Leonardi
O quarto da escritora de moda atende às necessidades de uma profissional real. A profissional usou como referência a blogueira Nati Vozza, que a inspirou para criar um local de aconchego e descanso, primando as cores branco, nude, cinza e fúcsia. O grande destaque do ambiente é o uso do dourado no mobiliário e nos acessórios, além de uma arara de roupas sustentada por cabos de aço interligados. A iluminação pensada nos 26 m² é aconchegante, à meia-luz com uso de abajur e embutidos no teto. Os pendentes na área de trabalho podem ser revestidos com o tecido e a textura desejada. 

 

 

About the Author

Josias CoutinhoView all posts by Josias Coutinho

Copyright by Mix Editores Associados