MOSTRA INVESTE NA

VERSATILIDADE DOS CONTAINERES

A mostra Campinas Decor abre amanhã (5 de maio) sua 22ª edição com um mix ousado de arquitetura tradicional e inovadora. Num imóvel construído na década de 1950, com 4 mil m2 de área, a mostra ocupa este ano parte dos jardins externos e do amplo terreno com conteineres como solução para ampliar o espaço expositivo e ao mesmo tempo mostrar a versatilidade no uso deste equipamento. Alternativa construtiva em uso na Europa e Estados Unidos, devido à sustentabilidade, praticidade e rapidez de montagem, na Campinas Decor os conteineres aparecem individuais, em duplas, com mezanino, varanda e até jardim sobre o telhado, e viram garagem, bistrô e café, escritório compartilhado, pavilhão gourmet, loft, com os mais variados estilos e soluções arquitetônicas.
Ao todo, 45 ambientes residenciais e comerciais expõem o trabalho de um time de 71 profissionais de Campinas e região. A mostra fica aberta ao público até 18 de junho (Avenida Almeida Garret, 1591, Parque Taquaral). Confira os ambientes mais interessantes que selecionamos:
LIVING 01
Living – Os arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini projetaram este ambiente de 57m², em estilo casual, convidativo e funcional. A madeira é um dos materiais mais presentes contrastando com a frieza do cimento queimado. Uma das paredes é inteiramente abraçada por um painel de madeira em freijó ripado, com uma iluminação indireta. O jardim vertical é formado por plantas preservadas (plantas que passaram por  liofilização), perfeitas para compor os ambientes internos, pois não precisam de nenhuma manutenção ou irrigação.

HOME CINEMA

Home Cinema – As designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz, idealizaram um ambiente de cinema com 43 m2, pensado para uma residência.  O grande destaque do projeto é o forro e paredes iluminados e revestidos com espuma e tecido para obter uma boa acústica. Também foi aplicado MDF amadeirado nas paredes para criar uma atmosfera moderna e aconchegante junto à marcenaria. A iluminação indireta foi projetada para manter o equilíbrio dos revestimentos escuros nas paredes e teto, sem prejudicar a imagem projetada.

FAMILY ROOM 01

Family Room – Os arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra assinam este ambiente de 30m²  com espaço para os brinquedos das crianças, para o computador, a TV, o cantinho da leitura. O piso PVC de material ecológico e o papel de parede de fácil limpeza dão o toque prático ao ambiente. Os profissionais aproveitaram o teto inclinado e optaram por um estilo mais romântico que remete às casas europeias revestido com placas de MDF ripado.  A pegada contemporânea fica por conta de móveis, luminárias e objetos de design.

SALA DE JANTAR

Sala de Jantar – A ideia da arquiteta Elaine Carvalho foi criar um ambiente que, além de acomodar as refeições da família, também funcionasse como uma “sala para receber”. O espaço tem  40m² e um amplo pé direito. Tijolos brancos revestem duas grandes paredes. O tensoflex traz a luz natural que falta ao ambiente. O lustre confere  personalidade ao espaço. É a primeira peça deste modelo que vem para o Brasil. Várias obras da artista Daisy Xavier estão no ambiente.

SALA DE ALMOÇO

Sala de almoço – As arquitetas Juliana Boer e Juliana Mistro criaram um ambiente casual e elegante com marcenaria predominante em laca branca com efeito ripado que organiza o espaço. O mobiliário assinado por designers brasileiros, como Jader Almeida, Alfio Lisi, Irmãos Fahrer e Cristiana Bertolucci, garantiu a originalidade. As pinturas de Olivia Niemeyer, as fotos de Alexandre Furcolin Filho e Beatriz Vieira deram o toque final na decoração.
REFUGIO DELE
Refúgio Dele – O conceito do ambiente criado pela arquiteta Andrea Junqueira é o de relaxamento em espaço de 10m². O projeto buscou inspiração na sobriedade e conforto de bibliotecas antigas, porém em uma releitura contemporânea. O uso da madeira natural aplicada nos painéis e prateleiras aliado ao veludo do mobiliário confere ao espaço um ar aconchegante e acolhedor. O piso em pedra basaltina foi cortado em formato de tacão (10 cm por 40cm) e assentado numa paginação tipo escama de peixe.
SALA DOS AMIGOS 01
Sala dos Amigos – O arquiteto Anderson Leite projetou uma sala multiuso, com um grande ambiente de estar de 24m², living com bar e área para jogos. Pensado em preto e branco, o ambiente explora acabamentos, texturas e estilos. Acabamentos estruturais criados em gesso e destacados em preto, um grande painel listrado em preto e branco e tijolos brancos compõem o espaço. O piso original foi restaurado e ebanizado, servindo de base para um grande tapete desenhado pelo arquiteto. O espaço contempla obras de artistas contemporâneos brasileiros, como Beatriz Milhazes, Tommie Ohtake, Leon Ferrari, Hércules Barsotti, Nazareno, Julio Le Parq e Macaparana.
QUARTO DO CASAL 02bx
Quarto do Casal – O ambiente assinado pela arquiteta Fernanda Antunes utilizou o cinza como tom único na decoração, piso e paredes. O contraponto são os materiais naturais e a textura. Entre os itens escolhidos, estão o couro natural, cobre e madeira. Destaque para um grande lustre de madeira instalado no ambiente e a prateleira de madeira natural de reflorestamento.

PAVILHAO GOURMETB

Pavilhão Gourmet–A decoradora Sueli Cardoso assina este ambiente instalado em um conteiner de 45m². A área gourmet é composta por bancada de trabalho enquanto o destaque do projeto é a projeção de um aquário em uma janela. As cores predominantes são a madeira e o cinza, além do acabamento em aço corten usado em uma das paredes.
piscina
Piscina – A arquiteta Daniella Antunes e as arquitetas paisagistas Ivana Moraes e Taís Whyte assinam o ambiente de 390m². Revestimentos cerâmicos que têm na natureza sua fonte de inspiração, assim como materiais brutos e naturais (dormente e o aço corten) permitem uma leitura acolhedora do espaço. O revestimento interno da piscina, a grande floreira metálica sobre a piscina (onde parte da vegetação invade a lâmina de água) e o formato em lâminas do piso externo são os pontos altos do projeto.
REFUGIO DO CAMPO
Refúgio do Campo–O paisagista e decorador Guga e a designer de interiores Andreia Alves criaram este ambiente em 45 m² onde foi projetado um paisagismo com bambu mossô, bromélias, barba de serpente e íris. Um estar todo envidraçado, com mesas, sofás e poltronas, também foi criado para proporcionar conforto e contemplação do jardim. Circundando o estar, os profissionais projetaram um espelho d’ água.
LOFT CONTEMPORANEO 01
Loft Contemporâneo – O projeto da arquiteta Ana Helena Ferrari Vieira instalado em um conteiner adotou conceitos minimalistas para trazer simplicidade ao espaço.  Um grande rasgo – janela horizontal – traz a natureza para o interior do loft. As obras de arte foram escolhidas com muito cuidado. Na sala – foto “Carnaval” de Marina Calderon, escultura de Ildeu Lazarinni e foto “Criança” de João Henrique Martini. No quarto a dupla série “Br Motels” de Alexandre Furcolin Filho e “Crianças” de Marina Calderon.
Espaço Quattor – A arquiteta e urbanista Juliana Le Grazie elaborou um espaço social e de estar ao redor da piscina e jardim. O espaço é composto por área gourmet, estar, jantar e home theater e representa a empresa Quattor (esquadrias em PVC), uma das patrocinadoras da mostra.
BANHO DA CASA
Banho da Casa – A designer de interiores Fabiana Ortiz e o arquiteto Guilherme Montemor criaram uma área de banho com toras de madeira, aço corten, painéis verdes e mármore. O espaço também conta com cubas e piso na cor cinza e banheira na cor grafite que remetem ao concreto.
ESPAÇO SOLUÇAO HOME 01
Espaço Solução Home – A designer de interiores Fábia Masetto Turchetti e o arquiteto Rodolfo Abreu projetaram um espaço para mostrar as possibilidades de aplicação de revestimentos, acabamentos e decoração em contêineres. O forro e as paredes foram revestidos com placas acústicas em madeira, Drywall, manta termoacústica e revestimento interno em poliuretano reciclado. O ambiente tem 30m² internos e 60m²de deck . No telhado verde, placas desenvolvidas para contêiner, reduzem em até 7 graus a temperatura interna e auxiliam no isolamento acústico.

 

 

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados