FLORESTA MINEIRA

Camuflada na mata natural, a casa projetada por Johanna e Tomás Anastasia tirou partido do terreno difícil com uma arquitetura marcante

_DSC7429_alta (2)

À primeira vista o terreno difícil em aclive e coberto por uma mata natural, oferecia poucas possibilidades de implantação da casa desejada pela família. Porém, o projeto idealizado pelos arquitetos mineiros  Johanna Anastasia e Tomás Anastasia Rebelo Horta tirou partido das dificuldades com um desenho em níveis escalonados que acompanha a irregularidade do terreno.

_DSC7354_alta

Com 650 m², a construção preservou a mata ao redor e conseguiu o efeito de parecer meio “camuflada” na vegetação potencializada pelo uso de materiais naturais, especialmente madeira e pedra. “O uso de materiais brutos e naturais, como concreto aparente, madeira e pedra natural, procura relação com o exterior exuberante. A intenção é usufruir da paisagem natural ao redor, sem agredi-la”, conta o arquiteto.

_DSC7363_alta

_DSC7399_alta

Localizada em Nova Lima, cidade vizinha à capital mineira Belo Horizonte, a residência se destaca sobretudo por sua arquitetura volumétrica, com grandes vãos e exuberante iluminação natural. Segundo os arquitetos, a proposta foi proteger a casa da incidência dos raios de Sol diretos, mas não da luz. Assim, projetaram varandas suspensas e um telhado de vidro com pérgolas de madeira sobre um jardim interno, localizado no centro da casa.

_DSC7393_alta

Este espaço situado na porção central do terreno, funciona como distribuição dos ambientes sociais e íntimos, com brises ao invés de paredes delimitando os usos. Os quartos foram situados na contra-face do terreno, uma área mais protegida do calor.

_DSC7396_alta

A proposta geral foi criar uma arquitetura moderna se preocupando com os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente. “Nosso maior desafio foi acomodar todas as necessidades dos clientes em uma casa que pretendia preservar o máximo da Natureza existente na área”, finaliza Tomás.

_DSC7414_alta

_DSC7421_alta

_DSC7431_alta

_DSC7449_alta

About the Author

Josias CoutinhoView all posts by Josias Coutinho

Copyright by Mix Editores Associados