ARTESANATO DO CARIRI EM DESTAQUE

 NA MOSTRA CASA COR ARTE & DESIGN  IMG_6851

Na semana de 9 a 14 de agosto a CASA COR Arte & Design ocupa o JocKey Club de São Paulo com a exposição 3XDesign cujo principal objetivo é valorizar aspectos de três regiões de culturas diferentes – Brasil, Itália e Cariri. O Cariri — localizada ao sul do estado do Ceará — é uma das manifestações culturais retratada e trás toda a poesia e originalidade de seu artesanato a São Paulo. Reduto da verdadeira cultura popular nordestina, o Cariri representa a rica cultura presente nessa região isolada do Nordeste do Brasil. Conhecida como o “Oásis do Sertão”, a região fica  na fronteira com Pernambuco, e tem Padre Cícero como ícone religioso e político. O evento acontece durante a 5ª edição do DW! Design Weekend.

espedito-celeiro

Figura notória da região, o artesão Espedito Seleiro é uma das atrações centrais da mostra. Conhecido por seus originais artigos em couro, o artesão chamou atenção dos Irmãos Campana há dois anos e criaram em parceria uma coleção denominada Cangaço. As cores, curvas e desenhos típicos das selas utilizadas no sertão, agora ocupam mobiliário, calçados, objetos decorativos e roupas. Durante a mostra, será lançado o livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro”, de Eduardo Motta, e acontecerá um desfile da estilista Gisela Frank, com  coleção inspirada na obra do Mestre Espedito.

capa-e-convite-livro copy

“A região do Cariri é uma das mais ricas do nosso país, mas, por ser isolada geograficamente, não é conhecida do grande público. Essa é uma grande oportunidade de disseminar, de uma vez por todas, todo o valor e história da região”, comenta a arquiteta Ana Virginia Furlani, uma das curadoras da mostra. Pedro Ariel Santana, também curador da mostra e Diretor de Conteúdo da CASA COR, reforça que “apesar de o design brasileiros hoje ser extremamente competitivo, não podemos perder de vista nossa raízes, nossa cultura mais profunda, representada agora pelo Cariri”. A mostra do Pavilhão do CarIri tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, apoio da Fecomércio do Ceará, SENAC, SESC, IPDC e da Arauco, e ainda conta participação da Bell’Arte e Olho Interni.

SELEIRO1

 

Programação
09 de agosto
19h – Lançamento do livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro”,
escrito por Eduardo Motta, com presença do próprio homenageado
19h30 – Desfile da estilista Gisela Frank, com apresentação de coleção inspirada na obra do Mestre Espedito Celeiro.
A apresentação do trio de forró Flor de Pequi
10 de agosto
19h – Lançamento do livro “Terra de Pequeno Inventário da vida de meninos e meninas do sertão”,
de Gabriela Romeu, com fotos de Samuel Macedo e ilustrações de Sandra Jávera.
CASA COR Arte & Design
Data: De 9 a 14 de agosto
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 (vallet no numero 1.263) – Cidade Jardim, São Paulo
Ingresso: Terça a Quinta Entrada gratuita / Sexta a Domingo: R$20,00

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados