Conexão sustentável

entre interior e exterior

Logo na entrada da Casa Cor SP, um dos primeiros ambientes tem praticamente parada obrigatória. Com uma arquitetura que se mistura ao interior e à natureza, a Casa do Bosque, do arquiteto David Bastos, é um desses ambientes que você entra e não tem mais vontade de sair. Com 74 m², o projeto busca valorizar o que é natural, tanto pelos materiais utilizados na estrutura da casa – que remete a uma  caixa – , quanto pelos recursos utilizados pelo profissional, como por exemplo a generosa entrada de iluminação natural que pode ser controlada pelas brises móveis em madeira. Segundo o arquiteto, a ideia foi fazer uma construção de fácil montagem que pudesse se adaptar às diversas paisagens e condições climáticas brasileiras. A construção consiste em um piso elevado em relação ao perfil natural do terreno, evitando assim o contato direto com o solo e, consequentemente, a umidade indesejável. A partir do piso, surge a estrutura de madeira em pórticos, que sustentam a cobertura plana em aço e vidro.

DavidBastos_Tuca_Reines (49)

Brises (Mado), pérgolas (Serralheria Brito e Silva) e vidros (Casa dos vidros) são ponto alto no projeto que evidencia a iluminação natural de maneira sustentável.

DavidBastos_Tuca_Reines (44)

O conceito de sustentabilidade fica evidente na escolha de matérias-primas ecologicamente corretas, como a madeira lyptus de reflorestamento presente na estrutura em MLC (Rewood), o revestimento das alvenarias em capas de blocos de granito (material de descarte de pedreira), o sistema de calha de captação de água pluvial, as placas solares e as esquadrias que promovem ventilação e iluminação natural.  Além disso, o ambiente pode ser desmontado e todo seu material reaproveitado para outros fins.

DavidBastos_Tuca_Reines (40)

A cozinha com parede em pedra (Villa della Pietra) recebe os móveis planejados da Ornare e mescla de maneira harmônica o rústico com o contemporâneo.

 

DavidBastos_Tuca_Reines (6)
A luminária Tolomeu (La Lampe), com base no chão, tem design clássico e se destaca pelo tamanho.

DavidBastos_Tuca_Reines (42)

A charmosa dupla de poltronas são B&B Itália (Casual) e o sofá de cor neutra que equilibra as cores ao redor é da Flexform.

DavidBastos_Tuca_Reines (7)

DavidBastos_Tuca_Reines (13)

DavidBastos_Tuca_Reines (37)

A parede em mármore polido divide sutilmente o quarto da área de estar, além de abrigar lareira (Construflama)  e oferecer privacidade

DavidBastos_Tuca_Reines (32)

DavidBastos_Tuca_Reines (31)

O banheiro e área de banho tem a cor preta como protagonista e deixa os ambientes sofisticados junto às pedras, madeira e a cascata. Louças e metais, são Deca e deck em madeira, Wedo.

DavidBastos_Tuca_Reines (52)

 

Copyright by Mix Editores Associados