INGO MAURER TRAZ SUAS LUMINÁRIAS

POÉTICAS A SHOW ROOM PAULISTA

ingo-maurer-42880-xl

Um dos light designers mais influentes, o alemão Ingo Maurer inaugura no dia 22 de setembro, em parceria com a FAS Iluminação, o seu primeiro show room exclusivo fora da Alemanha, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413. Com de 1000 m², o novo espaço que vai ocupar três pavimentos de um edifício foi inteiramente redesenhado por Ingo com o objetivo de oferecer condições ideais de apresentação de sua extensa linha de produtos.

2-birdie_2-alta

Da pop Bulb, a primeira luminária projetada pelo designer, passando por peças consideradas verdadeiros clássicos do design como os spots com tirantes da linha Ya Ya Ho; as lâmpadas aladas da coleção Lucellino ou as luminárias da série MaMoNouchies, feitas de papel de arroz plissado e produzidas em conjunto com o estilista japonês Issey Miyake, o universo icônico de Maurer promete estar muito bem representado.

Ingo-Maurer_ricchi-poveri

Logo na entrada, um túnel cenográfico conduzirá os visitantes até um amplo hall, com pé-direito duplo e teto de vidro, que pretende, na maior parte do tempo, contrapor iluminação natural – diurna ou noturna – às peças suspensas e de maior porte. “Será a oportunidade de confrontar as criações de Ingo sob o sol a pino ou tendo as estrelas como pano de fundo”, conta Arystela Rosa Paz, empresária proprietária da FAS, que há 19 anos representa a marca Ingo Maurer no Brasil e que acompanhou, passo a passo, a implantação do projeto. O show room terá ainda um hall expositivo, cafeteria e um terraço no segundo pavimento.

Ingo-Maurer-knot

Para a nova instalação, uma versão brasileira do lustre Porca Miséria, formado por dezenas de cacos de louça em suspensão, está sendo produzida com exclusividade por Ingo para ser apresentada na inauguração da nova loja, que além das criações do designer pretende oferecer a seus clientes luminárias das marcas alemãs NEXT, Serien Lighting, ClassiCon e da Italiana Oty Light.
Ingo-Maurer-ricchi_poveri_toto_brass_tilted_4c-alta
Aos 84 anos, o alemão Ingo Maurer permanece ativo e inquieto em suas criações. Nascido em 1932,  Ingo não estudou engenharia ou artes plásticas. Formado em tipografia, trabalhou por alguns anos na área de design gráfico, até que se transferiu para os Estados Unidos, onde estagiou em Nova York e São Francisco. Seu retorno para a Europa só se deu em 1963, quando então resolveu se estabelecer na cidade de Munique, onde até hoje vive e comanda seu escritório de criação e showroom.

About the Author

Josias CoutinhoView all posts by Josias Coutinho

Copyright by Mix Editores Associados