DWALK – FESTIVAL URBANO DE DESIGN

ACONTECE DE 24 A 28 EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A onda dos festivais urbanos que misturam uma agenda cultural descolada a eventos de design, gastronomia, arte e música já mudaram o comportamento de cidades vanguardistas ao redor do globo como Milão, Londres e Miami. Na semana passada foi a vez de São Paulo experimentar a energia de uma semana com mais de 250 eventos, agora em sua quarta edição. São José dos Campos também entra nesta lista exclusiva a partir da próxima semana com a realização do DWalk — um alusão a expressão em inglês para “the walk”, a caminhada.

Vespa - Nomem - Utopia . Lisboa Portugal 2014

As ações acontecem de 24 a 28 de agosto simultaneamente nas 20 lojas participantes localizadas no Eixo do Design em São José, que compreende as avenidas Barão do Rio Branco, São João, Anchieta e rua Madre Paula de São José. “A ideia surgiu da necessidade de dar origem a algo novo, criativo, inusitado e com apelo cultural”, afirma Bruno Alvim, diretor da Teaser Comunicação, agência idealizadora do evento. A expectativa é grande. “As pessoas podem esperar um festival de rua com instalações urbanas, exposições, palestras, oficinas de arte e gastronomia, passeio de bikes e uma boa caminhada pelas lojas”, antecipa Bruno.
Com a curadoria da arquiteta Daniela Asdente, o evento inspirado na DW! (Design Weekend), de São Paulo, traz uma programação cultural variada, gratuita e aberta ao público. “A curadoria da Semana de Design vai ajudar e acompanhar os lojistas no desenvolvimento das ações. O objetivo é transformar a cidade e conectar as pessoas”, pontua Daniela. Um dos primeiros eventos da programação será a apresentação do prêmio Estilo & Design no dia 24 de agosto, às 19h, no hotel Nacional Inn, em São José dos Campos.

lojas

STREET ART – Durante o DWalk, a cidade ganhará seu primeiro painel de grandes proporções grafitado por um artista de reconhecimento internacional, Claudinei Oliveira, o Vespa. O muro de 8 metros de altura por 40 metros de largura, localizado na área externa da loja Villa Bella (avenida São João, 2.025) vai exibir uma imagem no estilo realista que caracteriza a obra do artista.  Serão necessários cerca de 150 latas de tinta spray, 40 litros de tinta látex para dar origem ao desenho. Sobre o conceito da imagem, Vespa prefere manter segredo. “Será uma grande surpresa”, avisa. “Mas, pretendo manter meu trabalho autoral que é o estilo de Graffiti 3D”. O artista também fará uma exposição de seus trabalhos na loja De Martini durante os dias da DWalk.

mapaDOBRAS_OK_nova loja_03

Parklet – Outra ação que deve causar grande impacto social e na paisagem urbana, é a criação de um parklet na avenida Barão do Rio Branco. A proposta é da Faculdade Anhanguera e será executada pelos alunos do curso de Arquitetura. O parklet é em síntese uma minipraça que ocupa o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. Ele é uma extensão da calçada que funciona como lounge, um espaço público de convivência, com bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras entre outros elementos de conforto e lazer. O parklet ficará montado em frente à loja Bontempo, na avenida Barão do Rio Branco, 975.
Serviço:
Semana de Design – DWalk
24 a 28 de agosto
Eixo do Design: entre as avenidas Barão do Rio Branco, São João, Anchieta e rua Madre Paula de São Paulo
Entrada: gratuita e aberta ao público
Lojas e marcas participantes: Valeflex, Riolax, Florense, Casa Versati, Casa Decorada, Firmato, Portoro, Portobello Shop, Móveis Prime, Faculdades Anhanguera, De Martini, Villabella, Relicário, Breton, Dálmobile, Bontempo, Senac, Ori Home Decor, Alpina, Idelli, Light Concept, Brumas e Provence Casa de Chás

 

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados