Kartell homenageia a

estética futurista de Sottsass

02_KartellgoesSottsass
A Kartell este ano prestou homenagem ao designer Ettore Sottsass apresentando em Milão uma coleção de projetos originais (vasos, tamboretes e uma lâmpada) expressamente concebidos para a empresa pelo mestre, alguns desenhados em 2004 e até agora nunca produzidos.  Para a ocasião, a Kartell  organizou um evento para celebrar Memphis, uma das maiores aventuras de Sottsass  e dedicou a ele a exposição em sua flagship com cenografia assinada por  Ferruccio Laviani. Sottsass, morto em 2007,  foi um dos expoentes do desenho italiano do pós-guerra. Em 1980 fundou o Grupo Memphis, junto de Branzi e De Lucchi, que defendia o “antidesign”. O movimento permitiu ao design libertar-se de sua vocação puramente utilitária.

02_SOTTSASS_group_by E.Sottsass

A coleção Memphis de tecidos assinados por Sottsass traduz em grande parte as suas ideias revolucionárias em uma explosão de cor e grafismos de inesperada imagem pós-futurista, e revestiu  alguns dos produtos do catálogo Kartell, como a poltrona Mademoiselle de Philippe Starck, a Folhagem de Patricia Urquiola e a Trix de Piero Lissoni. Pela primeira vez oito vasos / tabourets e uma lâmpada desenhados por  Ettore Sottsass foram exibidos.

DAISY_lamp_by E.Sottsass

Na flagship, cada uma das  dez vitrines mostra totens decorados e uma variedade de vasos e bancos de Sottsass. O projeto cenico é completado pelas poltronas revestidas com os  tecidos Memphis. A compisição de tecidos foi concebida por Michele de Lucchi, George Sowden e Nathalie du Pasquier, bem como Ettore Sottsass e oferecem uma visão original e criativa dos padrões típicos da coleção Memphis.

PLASTICS_Memphis Quadro fabric design George Sowden

 

05_KartellgoesSottsass

 Postado com Smartphone LG_G3

Copyright by Mix Editores Associados