Projeto original dos Eames tinha

tampo folheado a ouro

Na Vitra, o lançamento de uma mesa  desenhada por Charles e Ray Eames em 1949 , vem envolto de muita história que se mistura com a própria trajetória da marca. Em 1949, o casal  projetou uma mesa de café como parte do mobiliário original para seu própria residência, a lendário Eames House em Pacific Palisades, perto de Los Angeles. O tampo da mesa retangular, que dá uma impressão simultânea de simplicidade e luxo, foi originalmente coberto com folhas de ouro. A sua base  é uma variação da base de madeira encontrada nas cadeiras Eames de plástico.
Eames Coffee Table rectangular - American walnut_1288937_preview
Charles e Ray Eames, posteriormente, produziram  mais duas dessas mesas, mas com  tampo de mármore. Vitra agora faz uma reedição da peça em cooperação com o Escritório Eames. A  Eames Coffee Table evoca o espírito dos primeiros desenhos do casal de designers: fabricada com materiais requintados, a mesa é ao mesmo tempo um precioso objeto e um mobiliário utilitário. Quadrada ou retangular, os tampos levam acabamentos de verniz palisander, mármore ou nogueira americana. A base, combinando pernas em madeira com acabamento preto, tem escoras transversais em metal, que proporcionam uma estrutura estável e enfatizam a elegância da mesa.

Eames Coffee Table rectangular - American walnut_1303808_preview

Charles e Ray Eames estão entre as figuras mais importantes do design do século 20. Seu trabalho abrange as áreas de design de móveis, cinema, fotografia e cenografia de exposições. O casal teve uma influência profunda e duradoura sobre a Vitra. As atividades da empresa como um fabricante de móveis começou em 1957 com a produção de seus projetos e de certa forma orienta até hoje os valores da marca.

Eames Coffee Table group_1303801_preview

 

Eames Coffee Table square - Marble_1303806_preview

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados