O futuro das cozinhas é ordenado e minimalista.

O perfeito jogo do “mostra-e-esconde”

Eurocucina-Schueller-SLV

Stand da Schueller mostra cozinha com equipamentos embutidos e superfícies em granito (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

Visitamos a Eurocucina no Salão de Móveis de Milão e aqui estão as novidades, materiais, cores e soluções que vão predominar a cena das cozinhas modernas nos próximos anos. A Eurocucina é a feira bienal que acontece como parte do Salão do Móvel de Milão e este ano abriu a sua 22ªedição. 

05_CUCINE_VISIONE-GENERALE-072

No stand da Poliform, as cozinhas maximizaram o uso do pé-direito em projetos verticais e transparentes

Dedicada ao mundo das cozinhas, a Eurocucina reuniu este ano 117 empresas expositoras em uma área de mais de 22 mil metros quadrados, com projetos e produtos inovadores capazes de combinar design, tecnologia, flexibilidade e sustentabilidade para um mercado cada vez mais exigente. Produtos e soluções capazes de atender a uma necessidade contemporânea de viver que conscientemente olha para o futuro. 

10640_Boxlife-01

Boxlife, design do Studio Rainlight para a Scavolini, projeta a cozinha junto com os closets e área de quarto

A julgar pelo que as mais importantes empresas do setor mostraram, a cozinha que vai ocupar a nossa casa será um lugar interconectado, multifuncional, profissional e ao mesmo tempo emocional. De fato, a cozinha não é mais apenas uma área funcional no universo doméstico, mas reafirma-se como o coração do lar, um lugar de relacionamentos e socialização.

EUROCUCINAbx-2018-Dada-booth_07-Ratio_HR

A cozinha Ratio com superfícies de madeira é design de Vincent Van Duysen para a Dada, lançado na Eurocucina 

O design das cozinhas e a projeção de como devem ocupar o espaço na casa, vem de mãos dadas com a inovação tecnológica. Tudo isso só é possivel graças ao desempenho de última geração, eficiência energética e facilidade de uso que caracterizam os novos eletrodomésticos que podem estar embutidos de forma minimalista em bancadas como num jogo de esconde. Novas formas, cores e materiais contribuem para definir o espaço da cozinha como local de convívio e interação com o mundo exterior e a cozinha de 2018 passa a ser uma área de estar com total integração com os outros ambientes da casa.

Eurocucina-Rasteli-SLV

Cozinha com bancadas de madeira e mármore no stand da Rastelli na Eurocucina (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

A cozinha agora ocupa o posto de ambiente cada vez mais conectado a espaços habitacionais, mais refinado em design e detalhes, mais eficiente em equipamentos e cada vez mais tecnologicamente inovadores. Uma cozinha que quer ser ainda mais protagonista. Isso explica a presença de materiais, mobiliário e acabamentos que sempre foram mais comuns a salas de estar e jantar. Os acabamentos estão mais preciosos do que nunca: madeiras e lacas de alta qualidade, mármores e materiais sintéticos com alto valor agregado. Muitas peças de mobiliário também são caracterizadas pelo aumento das dimensões, a fim de maximizar o volume de armazenamento.

Eurocucina-Effeti-SLV

Visitantes  no stand da Efetti na Eurocucina (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

O que ficou claro como a principal tendência do setor está no sutil jogo de “mostra-e-esconde”. Isto significa a possibilidade de esconder ou camuflar as funções típicas da cozinha através de um design inovador em termos de modularidade. Assim, são utilizados grandes armários com portas que simulam painéis, colunas de contenção e unidades fixas a paredes com portas de vidro fumé ou jateado. Todas essas soluções permitem a ordem na cozinha, ocultando eletrodomésticos, equipamentos, e até a louça suja do jantar, com bancadas deslizantes que cobrem pias e fogões quando não estão em uso.

Eurocucina-Leicht-SLV

Visitantes  no stand da Leicht na Eurocucina (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

Eurocucina-Scavolini-SLV

Visitante testa armário no stand da Scavolini na Eurocucina (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

Na nova cozinha, racional e personalística, o design se destaca por suas formas limpas e linhas simétricas. Longe de ser simples e banal, formam composições geométricas e cenários de personalidade, onde cada detalhe é projetado para criar harmonia. As cores mais usadas assumem conotações naturais: cores de terra e suas variações são as que predominam nos novos lançamentos, que passam uma ideia de simplicidade e elegância. Os tons de preto e cinzas em alta há alguns anos, permanecem fortes, aliados a acabamentos mate e iluminação LED.

Eurocucina-Miton-SLV

Cozinha Miton – (Foto Saverio Lombardi Vallauri)
Eurocucina-Elam-SLVCozinha Ellam – (Foto Saverio Lombardi Vallauri)

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados