Programe-se para visitar as mostras

imperdíveis da Zona Tortona

A Via Savona este ano vai concentrar alguns dos nomes mais importantes do universo do design mundial e suas exposições pouco convencionais: entre eles Marcel Wanders, Maarten Baas e Naoto Fukasawa. O holandês Maarten Baas promete agitar o circuito com um novo evento, que está sendo apontado como o maior e mais futurista do Fuorisalone. A  exposição New! Newer! Newest! (Via Savona, 33) sera promovida pelo Museu Groninger em colaboração com o Milan Space Makers. Já Naoto Fukasawa assina o evento “Unveil” para Geoluxe no espaço Alatha (via Savona 37) .

Moooi1

Pela quarta vez , Marcel Wanders leva a Moooi para o espaço de 1,7 mil m2  na via Savona, 56, e o transforma em um universo de sofisticação, criatividade e harmonia surpreendente. Fotografias de grandes formatos de mundos perdidos e ilícitos da premiada fotógrafa britanica Rebecca Bathory vai adicionar a pitada rebelde a exposição cobrindo as paredes da “casa Moooi”.

marcel

O designer e sócio da Moooi, Marcel Wanders
O centro da apresentação é a nova coleção com 22 peças majestosamente apresentadas em pedestais e cuidadosamente colocadas em um salão de baile misteriosamente escuro e sedutor. A partir deste núcleo, numerosas passagens laterais levam a 14 configurações de casa luxuosamente cativantes, e elegantemente decorados, que encarnam o espírito rebelde da comunidade criativa de hoje. Este mundo surreal e imaginário é integrado aos 21 novos tapetes da coleção. “Na Moooi, nós nos esforçamos para abraçar a polaridade entre criatividade e negócios, entre o caos e a ordem.”

image-4107169

O designer Maarten Baas
 Dois anos após a premiada mostra “Baas in Town”, onde Maarten Baas criou um animado circo-design, o designer volta a Milão com a instalaçnao “New! Newer! Newest!” em parceria com o estudio Milano. Nesta exposição, ele irá mostrar a sua visão de design com um conceito surpreendente e futurístico. Em anos anteriores, Baas ja explorou a passagem do tempo e a fugacidade dos hypes. Em contrapartida, desta vez, ele vai mostrar um trabalho em andamento de forma intimista. A mostra conta com o apoio do museu Groninger. Desde a sua estreia em 2003 no Salone del mobile, Baas criou várias exposições individuais, que foram sempre listadas como “must see” com abordagens críticas ou irônica, mas sempre com um tom bem humorado e otimista. (Via Savona, 33)
naotof
 O designer Naoto Fukasawa assina o evento “Unveil” para Geoluxe no espaço Alatha
Além de toda a agitação da zona Tortona, a região ganha este ano um novo espaço coletivo par mostra. Trata-se da Base, instalado na antiga fabrica da Ansaldo (via Bergognone, 34 esquina da Via Tortona), que promete ser um centro de cultura e criatividade durante a semana de design. O local a ser inaugurado em 30 de março foi escolhido como uma das instalações satelites da mostra Trienale 21st Century e  vai ser palco da exposição Cidades Humanas, uma rede de onze instituições culturais europeias e alguns coletivos de jovens designers, incluindo Designersblock (Uk) , Point Connection the Dots (Países Baixos) e o estudio milanês Opendot.

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados