By Celia Paccini on in Milão Design Week
1

Onde ver o design brasileiro em Milão

Este ano o Brasil mostra a força do seu design em Milão com quase uma dezena de exposições espalhadas pela cidade. São ações de arquitetura e design que têm desde expoentes como o arquiteto Marcio Kogan, que projetou um hall/foyer no Palazzo Litta, e os irmãos Campana, até estudantes que tiveram seus produtos selecionados para integrar o Salão Satélite. Ao todo, são mais de 100 nomes que representam o bom design feito no Brasil no momento. Confira a nossa lista e saiba onde ver o nosso design na cidade italiana durante a semana de design mais famosa do mundo.
Rona Carapana Silva- LUMINÁRIA COBRA GRANDELuminária Cobra Grande de Rona Carapana Silva, uma das peças expostas no Brazil SA
O BRAZIL S/A acontece em Milão pelo quarto ano consecutivo e selecionou para 2015  60 profissionais brasileiros, entre designers e arquitetos que integrarão a exposição 100% Brasil. Agregam a lista de convidados alguns jovens talentos e grandes nomes do décor reconhecidos internacionalmente como, Brunno Jahara, Guto Requena, Marcelo Rosenbaum, Estúdio Fetiche, Sérgio Matos, Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Fernando Jaeger, Henrique Steyer, Atelier BAM, Marko Brajovic e Rodrigo Ambrosio. A mostra vai ocupar uma área de 1,2 mil m2 na Universidade de Milão e permanecerá durante a Expo. Dentro do espaço expositivo, uma área especial será dedicada a homenagear o designer Sergio Rodrigues, morto no ano passado, com 16 de suas mais icônicas peças. (Universidade de Milão, Via Festa del Perdono, 7)
RIO+ Ricardo Graham - cadeira de 3 pes (800x534) (1)Cadeira de três pés, criação de Ricardo Grahan, na mostra Rio + Design
O talento dos designers brasileiros estará em exposição, pelo sétimo ano consecutivo na RIO+DESIGN 2015. A mostra reúne os expoentes do design, além de novos talentos, que, desde 2009 ganham destaque na feira italiana. Com o tema “madeira e tecnologia no design do Rio de Janeiro”, a mostra acontecerá de 13 a 19 de abril num espaço de 300 metros quadrados na Via Tortona. A seleção das peças que estarão na exposição levou em conta a utilização de madeira sustentável como principal material de produção da peça. Entre os designers presentes na exposiçnao estão Zanini de Zanine, Guto Indio da Costa, Estudio Latoog, Ricardo Leite, Mario Forzini, Em2 e Bruno Jahara. (Via Tortona, 31 – espaço Textile)
cadeira Piano Gustavo Bittencourt + MonotypeA cadeira Piano de Gustavo Bittencourt para o projeto Monotype
MONOTYPE CHAIR é um projeto que acontece na Galeria Twenty14, no distrito de  5VIE,  centro histórico de Milão. A exposição “Monotype, Sete cadeiras possíveis”, com curadoria de Davide Fabio Colaci,  recolhe a pesquisa e o trabalho de sete designers da Itália e do Brasil: Analogia Project, Giorgio Bonaguro, Marco Guazzini, Rodrigo Almeida, Paulo Alves, Gustavo Bittencourt e Zanini de Zanine. A pesquisa dos sete designers surge da necessidade de processar um dos mobiliários mais recriados, desenhados e construídos na história: a cadeira. Cada designer desenvolveu uma peça partindo de seu elemento estrutural primário: uma estrutura básica de metal. (Piazza Mentana, 7)

convite dealers

Detalhe de poltrona da coleção Estrela que Fernando e Humberto Campana assinam para a A Lot Of Brasil
Pelo menos três marcas vão representar com muita autoridade o bom design feito no Brasil hoje dentro do seleto espaço expositivo do SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO: A Lot Of, Saccaro e Moora. Quase um veterano no Salão, o designer Pedro Franco que já esteve em duas edições no Salão Satélite com sua A LOT OF BRASIL, este ano leva a marca para o salão principal. Empenhado em difundir o design brasileiro atarvés de uma producão industrial local, sustentável e de baixo custo, Pedro mostra este ano uma coleção assinada pelos irmãos Campana. Os móveis da coleção Estrela (poltrona, mesa, cadeira e luminária) são formados por  pequenas peças de metal recortadas e unidas por solda. O acabamento em pintura epoxi, traz cores brilhantes. (Pavilhão 20- stand B05)

4390_01-baixa

 A Poltrona Cobogó, desenho de Roque Frizzo para a Saccaro
A SACCARO vai pela primeira vez à Milão para apresentar seus produtos no ano em que celebra 30 anos de design autoral – três décadas de parcerias com arquitetos, designers e artistas. O stande assinado pelos italianos do Studio Decoma Design, será ambientado com algumas das principais coleções da marca. O grande destaque será a Mesa Serra Pelada, principal lançamento do ano, assinada pelo designer Roque Frizzo, mas tambem vai mostrar ícones da marca como a poltrona Arraia de Guto Índio da Costa, a poltrona Cobogó de Roque Frizzo e  a mesa Dolomita de Ana Revello Vazquez e Renato Solio. (Stand F 48 – Pavilhão 6)

 Bruno Faucz- Poltrona Pilão

Poltrona de Bruno Faucz, um dos designers brasileiros que a Moora vai mostrar no Salão do Móvel 

 

AND_6770  Jader Almeida apresenta a coleção “Good News from Brazil” em Milão
A SOLLOS e o designer catarinense Jader Almeida, conhecido por seu design em sincronia entre forma e função, apresentam a coleção “Good News from Brazil” . A coleção com cerca de 50 peças é composta por produtos já consolidados, das marcas Sollos e Jader Almeida como os clássicos Easy, Linna, Milla e Mirah. A mostra acontecerá em Brera, região nobre, conhecida pela concentração de eventos, galerias e restaurantes em um espaço de 400 m2.  (Via Solferino 40)

MOD Multifunctional+Furniture

Mobiliario da coleção MOD (Multifunctional Furniture) de Fernando Borges que estará no Salão Satélite
Reconhecida como importante vitrine para estudantes de design de produto e técnico mobiliário, a Mostra Jovens Designers, por mais um ano, oferece a oportunidade de seis jovens selecionados apresentarem seus projetos no Salone Satellite. Entre os estudantes que vão expor seus trabalhos estão Gabriel Tanner, Cecilia Siqueira, Cesar Roberti, Rafael Conforto, Filipe Tucunduva, Jéssica Leite e Renata Fernandes, Pedro Felipe, Cícero Felix, Karina Nakata e Fernando Borges.

Mesa Abstrata - Designer Bruno Simões

A mesa Abstrata do Designer Bruno Simões estará em exposição no MADE, em Palazzo Litta – Corso Magenta

Neste ano, a MADE (Mercado de Arte e Design) realizará pela primeira vez uma exposição internacional. O evento acontece paralelo ao tradicional “Salone Del Mobile”, de 14 a 19 de abril, no Pallazzo Litta – Corso Magenta, 24, em Milão. A iniciativa promoverá a qualidade do design brasileiro no exterior, com a participação de nomes consagrados e novos talentos como: Irmãos Campana, Hugo França, Claudia Moreira Salles, Domingos Tórtora, 80E8, Alva, Andrea Macruz, Ana Neute e Rafael Chvaicer, Andrea Bandoni, Atelier Bam, Bianca Barbato, Brunno Jahara, Bruno Simões, Carol Gay, Cultivado em Casa, Fetiche, Gabriel Bueno, Garupa Estudio, Get Lost, Gustavo Dias, Humberto da Mata, Inês Schertel, Maurício Arruda, Nicole Tomazi, Outra Oficina, Paulo Goldstein, Rahyja Afrange, Ricardo Graham/ o Ebanista, Rodrigo Almeida, Rodrigo Ambrosio, Rodrigo Calixto, Rodrigo Silveira, Roni Hirsch / Erê Lab, Sérgio Matos e Zanini de Zanine.

Copyright by Mix Editores Associados