OS TOP LANÇAMENTOS E EXPOSIÇÕES

DA MAISON & OBJET PARIS

A segunda edição do ano da Maison & Objet Paris aconteceu entre os dias 2 e 6 de setembro e entre exposições e instalações cheias de magia, revelou as novas tendências do estilo de morar que devem ditar os lançamentos do próximo ano. Deciframos as novas idéias e coleções que foram mostradas nesta edição e selecionamos os melhores momentos. Confira a seguir os nossos Top 10 em produtos, exposições e tendências:

A exposição  “Abecedaire des Metiers D’Art” (Alfabeto do Artesanato) colocou em  destaque objetos e palavras com as mais variadas tecnicas de produção artesanal no espaço dedicado aos ateliers de arte franceses. Ao todo cerca de 160 artistas entre vidreiros, ceramistas, oleiros e mestres de madeira, estavam representados na mostra organizada por Elizabeth Leriche no Hall 5. As peças únicas  refletiam o universo criativo muito pessoal e um domínio de técnicas novas e antigas.

2-Mais drama e maximalismo ao décor

2-casamix-house-of-games_maison-objet

A tendência antecipada este ano pelo time de observadores da Maison & Objet foi denominada House of Games (Casa de Jogos) e representada em uma cenografia especial assinada por Vincent Gregoire. Os ambientes apostaram em uma carga dramática onde a inspiração em jogos  de tabuleiros, jogos de azar, ícones e símbolos  aparecem a todo o momento.

3-Uma floresta de luminárias

3-casamix-forest-of-lamps-maison-objet

A instalação digital interativa “Forest of Ressonating Lamps” (Floresta de Luminárias Ressonantes) da artista plástica Hideaki Takahashi  foi uma das que mais causou admiração na Maison & Objet. Em um ambiente cercado por espelhos e repleto de luminárias de vidro de Murano, cada lâmpada acendia quando uma pessoa se aproximava. A luz desta luminária ressoava para as luminárias vizinhas que “passavam adiante” a informação mudando de cor e intensidade de luz. A cada movimento, novas ondas de cor e luz corriam a sala.

4- Coleção Zaha Hadid

4-zaha-hadid-collection-maison-object-2016

A linha de objetos desenhada no último ano por Zaha Hadid (1950-2016) estreiou nesta edição da feira. Há pratos, centros de mesa, vasos e velas com aromas que a própria arquiteta escolheu. Segundo um dos representantes da marca, Zaha deixou vários projetos inéditos que devem ser lançados nos próximos anos.

5- O estudio da designer Ilse Crawford

5-casamix-designerstudio-ilse-crawford-maison-objet

A designer do ano Ilse Crawford, assinou a cenografia do primeiro Designers Studio, um ambiente de trabalho dedicado a inovação e networking. Neste espaço decorado como se fosse o próprio estudio da designer, estavam também  expostas peças desenhadas por Ilse em  ambientes informais que incentivavam o intercâmbio de idéias entre especificadores, expositores e  varejistas.

6- O circo de Alessi e Marcel Wanders

6-casamix-ballerina_marcel-wandersalessi-circus

A marca italiana Alessi lançou na feira a coleção Circus assinada pelo designer holandês Marcel Wanders com 29 pecas que se inspira na temeatica do circo. Na ediçnao limidaa a 99 peças de cada estão as personagens típicas deste universo como o levantador de peso (quebra nozes), o palhaço (abridor de garrafas), o elefante equilibrista e um ratinho (caixa de música). Há também dispenser de doces, bowls, balde de gelo, porta-garrafa.

7- A mesa-sino de Pierre Charrie

7-mesa-campane_pierre-charrie

Pierre Charrié, um dos novos talentos desta edição da Maison & Objet, faz o melhor uso de sua fascinação por novidades em tecnologia e novas funções para objetos que reagem a seu próprio meio ambiente como a mesa-sino com um pêndulo interno que ecoa  a medida que interage com seu usuário.

8- Curvas e formas na mesa divertida

9-casamix-ac-al-studio-table-anatole

A designers Amandine Choor e Aïssa Logerot, do AC/AL Studio, também entre os escolhidos como novos talentos deste ano, cultivam uma harmonia perfeita entre função, forma e técnica, ao criar objetos com histórias para contar. Empresas como a Petite Friture, Kann Design, entre outras, se encantaram pelo trabalho da dupla minimalista desde sua estréia no mercado. A mesa Anatole é uma dessas peças com formas inusitadas e leves.

9- Modernismo reimaginado

10-casamix-menu-maison-objet-modernism-reimagined

A marca dinamarquesa Menu lançou sua nova coleção de mobiliário minimalista inspirada em arquitetos e designers modernistas.  A coleção denominada Modernismo Reimaginado tem como objetivo fornecer soluções inteligentes e de economia de espaço para a vida moderna, como a poltrona que tira partido da simplicidade com funcionalidade.

10- A cadeira vanguardista de Lassen

10-casamix-bylassen-my-own-chair-maison-objet

A dinamarquesa By Lassen mostrou na Maison & Objet a reedição da poltrona My Own Chair projetada pelo arquiteto Flemming Lassen há 80 anos. Inicialmente concebida em 1938,  tem encosto separado do assento o que foi  considerado muito progressivo, mesmo para os modernistas da época, para ser colocada em produção. O design vanguardista de Lassen hoje encontra o seu público perfeito.

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados