RAÍZES BEM PRESERVADAS

A residência de tijolinhos aparentes e inspiração europeia trocou a decoração clássica pela contemporânea, mas manteve uma característica fundamental: o aconchego
Texto: Renata Putinatti Fotos: MCA Estúdio

Proj. Otto Felix_002

Novas experiências motivaram a releitura da residência. Os proprietários se viram sozinhos no interior de São Paulo depois que as duas filhas foram morar fora do Brasil com suas famílias.

Proj. Otto Felix_004

Então, decidiram renovar a decoração da casa de 850 m2 e trocar o estilo clássico pelo contemporâneo. Contudo, as áreas sociais deveriam manter o toque acolhedor para que os netos se sentissem confortáveis durante as visitas.

Proj. Otto Felix_005

Proj. Otto Felix_006

Para viabilizar todas as solicitações, contaram com o trabalho do arquiteto Otto Felix, de Campinas, SP. “O casal era do Rio de Janeiro, viveu em vários países e, por fim, escolheu São Paulo. Por isso, o foco foi no design brasileiro, fazendo homenagem ao país natal. Eles também queriam resgatar a atmosfera brasileira”, diz.

Proj. Otto Felix_003

Proj. Otto Felix_007

Por outro lado, a arquitetura é paladina e toscana, inspirada nas casas de campo inglesas, então, adicionou-se referências internacionais e ainda mistura de mobiliário clássico e contemporâneo, além de configurações minimalistas e tons mais nobres, como preto, bege e branco.

Proj. Otto Felix_008

Proj. Otto Felix_009

O arquiteto afirma que foi um grande desafio atender à solicitação dos proprietários de utilizar texturas tradicionais, mas seguindo a linha contemporânea no décor. “Respeitei alguns aspectos do layout tradicional e da decoração, como simetria, uso de materiais nobres e as composições”.

Proj. Otto Felix_010

Proj. Otto Felix_001

Proj. Otto Felix_011

Proj. Otto Felix_012

Copyright by Mix Editores Associados