A CASA MODERNISTA FICA RODEADA

PELA MATA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Fotos: Emiliano Hagge, Marco Tiê, Milena Leonel
_DSC3922
A casa modernista, quase escondida entre uma porção de mata em um condomínio residencial em Bragança Paulista, foi amor à primeira vista para a família. Mas como estava desocupada há algum tempo, a construção de quase mil m2 necessitava de adaptações imediatas e modernização de alguns ambientes. O primordial era manter a arquitetura original integrada à paisagem, com grandes porções envidraçadas nas fachadas. A reforma ficou sob a responsabilidade do escritório S-HM das arquitetas Paula Sauer e Roberta Homem de Mello.
_DSC3866
“A reforma ressaltou a arquitetura moderna deixando-a mais expressiva com a inclusão de uma diversidade de materiais”, lembram as arquitetas que ao projeto original somaram uma àrea gourmet para atender a dinâmica da família de receber muitos amigos, assim como reformularam o acesso de pedestres tornando-o mais convidativo  e integrado ao jardim com espelho d’agua. Internamente foram criadas duas suites e incluidos novos revestimentos como aço corten, madeira, pintura texturizada e tijolo, que destacaram ainda mais o estilo moderno da arquitetura.
_DSC3718
Para a arquitetura dos interiores, o designer Manuel Breia, que já havia atendido a família em outros projetos residenciais, ficou responsável por dar vida a nova casa. “Uma característica do casal  é o gosto por ¨garimpar¨ peças especiais de obras de arte a mobiliário e acessórios. A casa é sempre viva e acompanha o andamento da família. São pessoas que gostam da sua história e das peças que os acompanharam ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, tem uma mentalidade aberta e grande apreço pelo bom design”, lembra o designer.

_DSC3626

O resultado foi uma casa prática e funcional, onde os espaços se integram visualmente tanto entre os ambientes sociais internos quanto entre os espaços externos que congregam piscina, varanda, área gourmet, sauna e gazebo tudo em harmonia com a exuberante mata que envolve o amplo terreno. O paisagismo, projeto e execução de Alexandre Furcolin, trouxe a Natureza para ainda mais  perto da casa com grandes vasos nos decks e uma convidativa horta ao lado do espaço gourmet.
_DSC3966
O mobiliário foi composto por um mix de peças antigas, vintage e outras de design atual. Grande parte do mobiliário de design está na família há tempos e foram adquiridos nas extintas lojas da Forma e Design Store. Nas varandas, área de piscina e gourmet, prevalece o deseign atual com peças da Casual Móveis de Campinas.

_DSC4112
_DSC4193

 

_DSC4254

_DSC4336_ok

_MG_3181

_DSC4318_ok

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados