Elegância discreta

A arquiteta Debora Aguiar assina o Refúgio Urbano, para a MostraBlack 2015 que abre na próxima quarta feira (3 de junho) na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O espaço integra living e jantar com uma marca de sofisticação nos detalhes em ouro, prata e bronze equilibrado com texturas aconchegantes em camurça, couro, seda e veludo. A mostra  fica aberta ao publico até o dia 21 de junho. “Ao projetar o Refúgio Urbano, idealizei um espaço para receber, com o perfil de um casal de moradores sofisticado, viajado, colecionador de arte e antenado em tecnologia. Ao mesmo tempo, avesso a excessos e acostumado a receber amigos e familiares”, explica Débora Aguiar.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-13-baixa

Ao entrar no living principal, os visitantes irão se deparar com um pé direto de 7 metros de altura e um grande biombo metálico em bronze, com fechamentos alternados de espelhos que brinca com a luz e diferentes profundidades. “Busquei criar uma ilusão interessante. Um jogo de luz induz ainda mais a esse efeito, criando cenas de valorização e de impacto”, explica a profissional.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-4-baixa

No ambiente, um majestoso sofá da Flexform, com 4 metros de largura e, do lado oposto, poltronas da B&B Itália duas chaises em couro, também da Flexform (Casual Móveis) compõem a área de estar.  Entre os estofados, mesas de centro desenhadas pela arquiteta tem estrutura em bronze e tampos de espelho em ouro, prata e bronze. O tapete (By Kamy) em aloe, traz desenhos em arabescos sutis.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-11-baixa

As madeiras usadas em nogueira natural foram cuidadosamente selecionadas para que os tons escuros contrastassem de forma leve e harmônica com nuances de nude e fendi na ambientação do espaço. Alguns toques de cor estão presentes em pequenos detalhes, como verde e azul-petróleo.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-19-baixa

Na sala de jantar, a mesa em bronze tem base escultórica em lâminas de metal. No tampo, a superfície de quartzo branco, da Caesarstone, foi fabricada artesanalmente com lapidação e corte individual das pedras translúcidas. Nas cabeceiras foram usadas poltronas da Giorgetti (Casual Móveis), garantindo um aspecto cênico ao espaço, composto ainda por um balcão de apoio (Dell Anno). O ambiente ganha ainda maior imponência com o lustre em cristal opaline, de antiquário. Um jardim vertical, com uma composição de folhagens exóticas que ocupa toda a extensão da janela lateral, faz um fundo verde para o ambiente.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-7-baixa

Um cantinho para descanso tem iluminação da Kalmar, exibidas durante a Semana de Design em Milão. Ao lado, um aparador também assinado pela profissional, em madeira petrificada e bronze, acompanha duas poltronas da Giorgetti (Casual Móveis), em veludo e couro. Destaque para a estante (Dell Anno) que exibe obras de arte e coleções dos moradores.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-2-baixa

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-20-baixa

 

 

 

Copyright by Mix Editores Associados