Sérgio Matos fala sobre um Brasil

original durante bate-papo

O designer mato-grossense Sérgio Matos encerrou a programação de talks no Lounge da Casamix na Expo Revestir na sexta-feira, 04 de março, com assunto que prendeu a atenção dos convidados. O projeto Brasil Original que ele desenvolve como consultor do Sebrae – Amazonas, foi o tema do bate-papo, repleto de histórias vividas pelo designer entre as tribos indígenas e comunidades ribeirinhas da Amazônia Legal.

SERGIO 1

Durante a conversa, Sergio apresentou e contou sobre o  projeto ao qual se dedica há um ano e meio junto a tribos indígenas . Conhecido por seu trabalho puramente artesanal e criativo, o designer ajuda a valorizar e comercializar o artesanato local dessas regiões. “Não conhecia meu próprio país, a Amazônia é um outro mundo, são mais de 280 línguas e dialetos falados na região”, conta. A riqueza de culturas, tradições e espiritualidade despertaram no designer a vontade de ir além sem interferir no conceito e nas técnicas que cada tribo utiliza, seja na confecção de cestarias, peças em  argila, tapetes ou utensílios em madeira. A ideia é que a riqueza dos materiais naturais, que dependem do tempo e da matéria prima, e de um trabalho manual minucioso, seja mostrado ao mundo.
IMG_7610
A valorização pode ser vista no sucesso que as peças fizeram na Paralela  de 2015 e na venda de toda uma produção de uma das tribos para a Artefacto. O que antes para os artesãos era um trabalho de complementação de renda, se tornou fonte de renda principal. Outros trabalhos podem ser conferidos na parceria com a By Kamy. Os tapetes executados pela tribo Dessana, em São Gabriel da Cachoeira, produzidos em taboa, são peças exclusivas e sua produção é feita a cada seis meses.

tapeteby kamy 2

 

Ainda na conversa, o designer contou sobres seus futuros trabalhos e sobre seu recém trabalho, a cadeira batizada de Cobra Coral, que traz referências nos valores trazidos do Amazonas.

IMG_7613

Copyright by Mix Editores Associados