SP-ARTE/FOTO CONSOLIDA A FOTOGRAFIA

NACIONAL COMO LINGUAGEM DE UMA ERA

Pedro-David-Blau-Projects

Fotografia de Marcelo Tinoco na Zipper Galeria
Abre ao público nesta quinta –feira (25 de agosto) a 10ª edição da SP-Arte/Foto no shopping no JK Iguatemi, evento que reúne as principais galerias do setor no país. Criada em 2007 a partir da SP-Arte – Feira Internacional que inseriu o Brasil no calendário internacional das artes – o evento se firmou como principal feira de fotografia do circuito brasileiro, ao apresentar e estabelecer tendências do mercado de fotografia. Este ano a feira cresce e traz novas galerias: Andrea Rehder, Biographica, Blau Projects, Luciana Caravello e Pinakotheke. Também marcam presença no evento a Casa Triângulo, FASS, Gávea, Luciana Brito, Millan e Vermelho, tendo no catálogo destaques do Brasil e do mundo, com representantes modernistas e contemporâneos; as galerias Babel, Lume e Portas Vilaseca, focadas na contemporaneidade; a Fólio e Schoeler, voltadas aos fotolivros.

Penna-Prearo---Editora-e-Livraria-Madalena-bx

Foto de Penna Prearo na Editora e Livraria Madalena
Nos últimos dez anos, a fotografia conquistou diversas plataformas e suportes, confirmando-se como uma das linguagens predominantes da vida contemporânea. Nesse movimento, a SP-Arte/Foto abriu espaço para galerias e artistas que trabalham a prática fotográfica de maneira criativa e contundente, muitas com novas formas de impressão, e em diálogo vivo com outras linguagens. Além disso, trouxe novamente à cena os principais nomes do modernismo brasileiro, como os do integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante – responsáveis pela construção de uma estética em foto.

Lucas Lenci-Arte e Ediçoes Galeria bx

Lucas Lenci, na Arte e Ediçoes Galeria
Ao longo dessa trajetória, a SP-Arte/Foto recebeu mais de 80 mil visitantes. Já passaram pela Feira grandes nomes do cenário nacional e internacional, além de pesquisadores, críticos, jornalistas e entusiastas da fotografia. “Esse diálogo entre o Brasil e o mundo foi a nossa grande conquista nos últimos anos da SP-Arte/Foto e manter o país em evidência é um dos desejos para as próximas edições”, afirma Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SPArte/Foto. Fernanda pretende manter a Feira focada em galerias nacionais: “A SP-Arte/Foto encontrou seu formato ideal. A razão de sua qualidade reside justamente na diversidade que ela traz num seleto grupo de galerias”.

Marcelo-Tinoco---Zipper-Galeria-bx

Marcelo Tinoco – Zipper Galeria
Mostra Paralelas e diagonais – Responsável pelo resgate da obra de figuras referenciais da moderna fotografia brasileira, a décima edição da SP-Arte/Foto dedica um espaço especial aos fotógrafos que inauguraram uma escola centrada em compostos geométricos. Em Paralelas e diagonais, uma seleção iconográfica com trabalhos dos mais atuantes fotoclubistas de São Paulo – que formavam o movimento Escola Paulista, nascido no seio do Foto Cine Clube Bandeirante, na década de 1950 – reune obras de José Yalenti, Gertrudes Altschul, Eduardo Salvatore, Marcel Giró, Mario Fiori, George Radó e Paulo Pires. Com curadoria de Isabel Amado e Iatã Cannabrava, a mostra compila 30 imagens que compõem importantes coleções de fotografia pelo mundo, como do MoMA e da Tate Modern.

Betina-Samaia-Arte-57

Foto de Betina Samaia, na Arte-57

Bob Wolfenson - Schoeler Editors bx

Bob Wolfenson – Schoeler Editors

Alberto Ferreira-Galeria Lume bx

Foto de Alberto Ferreira, na Galeria Lume

Claudio Edinger- Arte 57 bx

Foto de Claudio Edinger
SP-Arte/Foto/2016
Aberta ao público quinta e sexta-feira (25 e 26 de agosto), das 15h às 21h; no sábado, 27 de agosto,
das 14h às 21h; e no domingo, 28 de agosto, das 14h às 20h
Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil
Entrada gratuita

Copyright by Mix Editores Associados