TAPETES MAXIMIZAM O DÉCOR

COM SUPER ESTAMPAS

Nanimarquina-tapete-jaime-hayon

O designer Jaime Hayon e o tapete que assinou para a Nanimarquina

Os tapetes protagonizam uma revolução silenciosa na casa. O que despontou como novo este ano no assunto durante a semana de Design de Milão e o salão Internacional do Móvel, não tem nada de monocromático, colour block ou geométrico. Agora o que literalmente salta aos olhos são as estampas supercoloridas que se alinham com a tendência cada vez mais presente de maximalismo na decoração, com mistura ampla geral e irrestrita de cores, grafismos, texturas e tudo o que a cabeça imaginar colocar em cima de um tapete.
moooi carpets 2017A holandesa Moooi puxou a fila dos novos tapetes já há dois anos quando lançou a sua linha de impressos de alta definição assinados por designers mundo afora. Este ano, a marca ampliou ainda mais a sua larga proposta, chamou o designer textil Kit Miles para incrementar seus produtos e incluiu no seu portfólio tapetes de lã e seda com impressões quase psicodélicas. A espanhola Nanimarquina chamou Jaime Hayon para desenhar uma linha de tapetes e o resultado colorido, que se assemelha a uma pixação, também surpreendeu. Outra que mostrou criatividade para inovar foi a italiana Amini com sua linha de tapetes que reinterpretam  obras de artistas como Gio Ponti, Malio Rho e Ico Parisi. 
moooi carpets 20017 Milan design weekNa Moooi, o designer têxtil Kit Miles e o artista americano Neal Peterson se juntaram para criar uma série de sensacionais novos tapetes de design. Eles podem ser admirados em toda a sua glória, juntamente com novas assinaturas e desenhos de Edward van Vliet, Marcel Wanders e Noortje van Eekelen. Depois de apenas dois anos, com uma coleção de mais de 80 padrões diferentes e a possibilidade de adaptar ou criar sua própria impressão, a marca holandesa avança mais um degrau introduzindo um novo material refinado: a lã natural. Este material antigo tem qualidades maravilhosas que o coloca no topo do luxo criativo e, espera-se, vá satisfazer as exigências high-end do mercado residêncial e hoteleiro.
jamie-hayon-rugs-milan-design-week-homeware-nanimarquina_dezeen_2364_col_4-852x786
O designer espanhol Jaime Hayon levou para a Nanimarquina o seu mundo de sonhos e divertimento em dois modelos de tapetes em quatro tamanhos diferentes. O desenho segue à risca o esboço original criado pelo autor e revela um emaranhado caótico de cores e formas que invadem o tapete. Olhando-se com cuidado, no entanto, a imaginação de Jaime Hayón ganha vida em figuras como tartarugas, lábios, mãos, peixes,  aves pela metade.
salone2017_04Inspirada pelo trabalho do arquiteto italiano Gio Ponti, a Amini lançou a linha Ícones com estampas trabalhadas em seda natural e tecidas a mão no Nepal. Nesta viagem de redescoberta aos nos 30, a marca também incrementou a linha com uma coleção de tapetes de design dedicados a dois artistas racionalistas, Malio Rho e Ico Parisi.
Amini salone2017_03

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados