A Cersaie é o maior acontecimento mundial do setor de revestimentos cerâmicos e responsável por ditar as tendências que vão orientar fabricantes e consumidores. A feira acontece em Bolonha, na Itália no inicio de outubro, e reuniu cerca de 900 expositores e 101 mil visitantes. Este ano não foi diferente e apesar da aparente falta de cores das novas coleções e predominância de cinzas, as novidades compensam com força geométrica, relevos, texturas e efeitos tridimensionais.

Revestimento da coleção Sight da Keope, a reprodução das pedras naturaisRevestimento da coleção Sight da Keope, a reprodução das pedras naturais
Para Cristina Faedi, responsável pela atividade promocional da Confindustria Cerâmica — promotora da Cersaie – o que foi apresentado este ano marca um retorno ao valor e à tradição da cerâmica italiana, mas renovada pela tecnologia, pesquisa e investimentos. “As principais tendências que vimos crescer são o vintage, mosaicos, cimenticios, o urban style, os amadeirados e o incremento da colaboração de designers italianos e do exterior assinando coleções”, analisa. Durante uma semana, a CasaMix cobriu os lançamentos e as novidades mostradas na Cersaie e voce pode conferir aqui o nosso ranking com as 10 tendências que valem a pena ficar de olho.
A nova geração de porcelanas explora o movimento em relevos. Este é da linha Regeneration da Apavisa  A nova geração de porcelanatos explora o movimento em relevos. Este é da linha Regeneration da Apavisa
1- URBAN STYLE – O metal com apelo urbano, industrial e moderno falou alto na Cersaie. Muitos fabricantes apostaram suas novas coleções em produtos que se assemelham ao aço e ferro corten desgastado, enferrujado, imperfeito. A proposta agressiva tem forte presença cênica e o que antes era utilizado sobretudo em fachadas, agora invade também pisos e paredes internas. Alguns foram além e criaram uma mistura de pedra e ferro oxidado como a linha Metallic Illusion da Villeroy & Boch, ou a Fondovalle que juntou o efeito da madeira com o metal. (clique na foto para ampliar)
2- DESGASTADOS – A industria cerâmica está enamorada pela ação do tempo e levou o estado desgastado e imperfeito a um sem número de novas coleções. Os amadeirados são os que mais espelham esta tendencia, que agora, além de texturas e cores identicas a Madeira, mostram porcelanatos com efeitos escurecidos como se tivessem sido queimados ou ficado expostos ao sol e a chuva, além daqueles com aspecto reutilizado. Cimenticios também simulam o efeito de musgos sobre os revestimentos ou bordas “lascadas”.
3- GEOMÉTRICOS – Os hexagonos começaram a aparecer nos pisos e revestimentos em 2014 e este ano estão onipresentes em praticamente todos os fabricantes, indício da boa aceitação do mercado para a proposta dos geométricos que fujam dos classicos quadrados ou retangulares. Assim ganham força toda a família de formas circulares, losangos, zig-zags, e paginações que misturam cores e materiais.
4- INSPIRAÇÃO TEXTIL – A impressão digital permitiu à industria se aproximar da realidade na estamparia fiel de imagens e cores. As novas coleções dão um passo além e reproduzem na cerâmica e no porcenalato a textura de tecidos, tapetes e papeis de parede com perfeição. Lindos exemplos foram mostrados pelas cerâmicas  Ariana, Italgraniti e Iris.
1 – DESIGNERS EM ALTA – A participação de designers assinando novas coleções de cerâmicas, não é novidade, mas agora ganha mais espaço e empresta um ar de modernidade e exclusividade aos produtos, mesmo àqueles aparentemente datados como os mosaicos. Neste aspecto, a Bisazza foi o destaque deste ano mostrando coleções assinadas por dez designers englobando suas linhas de mosaicos digitais, cimenticios, cerãmicas e louças e metais. Os nomes são Tom Dixon, Jaime Hayon, Tricia Guild, Marcel Wanders, Studio Nendo, Patricia Urquiola, Carlo Dal Bianco, Studio Job, Nendo e India Mahdavi. O arquiteto e designer Piero Lissoni criou uma linha de texturas exclusivas para a Kerakoll e Nendo desenhou os Micro-bricks para a Brix. Já o estudio Lanzavecchia+Way Design inovou com a coleção Transition para a Mirage, com incriveis efeitos visuais.

Copyright by Mix Editores Associados