VINCENT GREGOIRE DESVENDA A NOVA

TENDÊNCIA QUE AGITOU A MAISON &OBJET

vincent_980
A Maison & Objet acabou esta semana em Paris mas deixou no ar uma curiosidade com relação a nova tendência apresentada pelo seu time de especialistas que ganhou cenografia pra lá de ousada do designer Vincent Gregoire. O espaço de inspiração montado em um dos principais halls da feira, aguçou os sentidos da criatividade de quem percorreu os seus ambientes, entre uma profusão de ícones e símbolos, estavam móveis de pegada barroca envolvidos em vermelhos vibrantes e luz teatral. A ideia que fica é de uma divertida rebeldia contra o padrão minimalista do décor atual mergulhado em beges, brancos e tons de terra. A tendência pode até não pegar, mas não deixa de ser um sopro de liberdade. A seguir, Gregoire explica um pouco da sua visão da Casa de Jogos. (entrevista a Maison & Objet Press)

s16_house-of-games_d4s4207_153_aethion

Porque você apostou no tema Casa de Jogos?
Os membros do Observatório Maison & Objet e eu queriamos escolher um tema mais relacionado com os dia a dia que estamos vivendo. O esboço para CASA DE JOGOS veio de uma série de sinais que peguei nas indústrias da moda, arte contemporânea, luxo e design, e, mesmo em gastronomia. Esta tendência marca o retorno a um barroco renovado, estilo dandy, que deixa bastante espaço para a fantasia, a excentricidade. De um modo geral, estamos percebendo um interesse crescente em clubes privados, como para contrabalançar a vida solitária de hoje.
s16_house-of-games_d4s4224_163_aethion
O que você imaginou para o espaço de inspirações?
Pensei em uma sucessão de três caixas, para revelar três visões de como nós jogamos. O primeiro explora um conjunto de jogos de tabuleiro, onde cada quarto é substituído por uma obra-prima de design. O segundo oferece uma perspectiva sobre a postura e o retorno do espírito Dada através de uma interpretação dos jogos de RPG. Combinando sorte e a colisão de ideias, ao uso divertido do tema morte no design de interiores. Os jogos de azar inspiraram o terceiro Box, na criação de um boudoir que mostra alegremente a influência do esoterismo.
s16_house-of-games_d4s4300_215_aethion Em termos de estilo, quais são as regras?
Cada um na sua! O que importa é a capacidade de surpreender, para se chegar a uma sensação. Algumas experiências com padrões gráficos e ópticos, usando padrões de espinha de peixe e tabuleiro de xadrez, como fez Nendo para a loja de departamentos Seibu. Em Paris, o gosto pelo século 19, para o drama e alcovas está sendo revivido, como evidenciado pelo clube privado Castel, pelo restaurante La Belle Epoque, os hotéis e Mathis Casa Souquet, onde Jacques Garcia recriou a atmosfera de um bordel. Confrontado com o minimalismo excessivo que vivemos até aqui, o mundo está vendo o surgimento de um novo espírito decorativo excêntrico. Na moda, o espírito corajoso do estilo evidente na últimas coleções de Alessandro Michele por Gucci mostra essa energia contemporânea colorido, que artisticamente “borra” as linhas através de elementos subvertidos.
s16_house-of-games_d4s4234_168_aethion
Que materiais são uma aposta vencedora?
Qualquer tipo de material que favoreça o conceito de preciosidade. No espírito da Belle Époque, cetins, veludos, sedas, laca, guarnições e corte em formatos de cristal e diamante, estão ganhando impulso recente para ilustrar uma celebração dos sentidos. Um paralelo pode ser desenhado entre a revolução industrial e a revolução digital. Jogos de ilusão, reflexão, transparências servem para inspirar projetos com um narrativa feliz associado sobretudo a papeis de parede como os criados por Philippe Morillon, colagens, ouro e até painéis de vitrais, como os criados pelo Studio Job. Em termos de cores, o vermelho supera todas as outras; teatro e ópera vermelho, objetivo aussi as luzes vermelhas de bordel. A meio caminho entre transgressão e revelação, o vermelho aprofunda a magia transmitida pela conceito de um mundo exuberante, alegre e sensual.

balade-bucolique-avec-le-nouvel-art-de-la-table-ibride-qui-celebre-les-20-ans-de-la-marque_5658263

s16_house-of-games_d4s4277_198_aethion

s16_house-of-games_d4s4257_182_aethion

s16_house-of-games_d4s4366_246_aethion

 

 

About the Author

Celia PacciniView all posts by Celia Paccini

Copyright by Mix Editores Associados